Ainda estamos no começo de fevereiro, mas a Renault acaba de lançar uma nova opção de motor para o Duster, já como linha 2023. Além do já conhecido motor 1.6 SCe, a versão Iconic passa a ser vendida também com o novo propulsor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, que rende bem-dispostos 170 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque.
O novo motor vem casado ao câmbio automático CVT XTronic com opção de trocas manuais na alavanca de câmbio, que simulam oito marchas. Basta o motorista posicionar a manopla mais à esquerda para assumir o controle. A Renault diz que o conjunto leva o utilitário esportivo a acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e à velocidade máxima de 190 km/h. E, também, que as retomadas são até 36% mais rápidas que as da versão 1.6 SCe.
O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Duster Iconic foi desenvolvido pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, e tem como principais características o alto torque em baixas rotações e o baixo consumo de combustível. Tem injeção direta central com 250 bar de pressão, duplo comando de válvulas variável (na abertura e fechamento) com balancins roletados e atuadores elétricos, coletor de escape integrado ao cabeçote e turbocompressor com 1.4 bar de pressão e válvula wastegate eletrônica.
O motor turbo TCe 1.3 flex é um produto global, que equipa modelos da marca em diversos países. Produzido na Espanha, foi testado durante mais de 40 mil horas e mais de 300 mil quilômetros - inclusive em condições extremas - e já somou mais de 1,2 milhão de unidades produzidas. No caso da versão flex, voltada para o mercado brasileiro, o desenvolvimento ficou a cargo da equipe de engenheiros do Renault Tecnologia Américas (RTA), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Aliás, os injetores centrais com pressão de 250 bar têm design desenvolvido especificamente para o etanol, e proporcionam vazão, direção e tamanho de jato ideais. Com seis furos por injetor, garantem a melhor atomização possível do combustível.
O Duster equipado com o novo motor TCe 1.3 turbo flex teve nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1 km/l e na cidade, de 13,9 km/l. Com etanol, o consumo é de 11,7 km/l no percurso rodoviário e de 9,9 km/l no urbano.
Vale lembra que o carro tem, de série, start/stop - dispositivo que desliga automaticamente o motor nas paradas mais longas e o religa ao simples toque no acelerador -, o que proporciona uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.
O motor 1.6 SCe, que continua em linha, também recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões (LEV7). As melhorias reduziram o consumo em até 3,9%, mas a potência de 120 cv e o torque de 16,2 kgf.m foram mantidos.
Mas a linha 2023 do Duster tem outras novidades. As versões Intense e Iconic ganharam moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto brilhante. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série.
O Duster ainda tem porta-malas para 475 litros, central multimídia Easy Link com tela de 8 polegadas, Android Auto, Apple Carplay e o sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.
Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia exibe as funções Eco Monitoring e Eco Scoring (que monitoram e avaliam a condução econômica).
Sendo assim, a linha 2023 do Duster é composta pelas seguintes versões: Zen, Zen CVT Xtronic, Intense CVT Xtronic, Iconic CVT Xtronic – todas com o motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT Xtronic com motor turbo TCe 1.3 flex. O Duster 2023 será vendido nas cores branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré.
Confira abaixo as versões, os preços, os principais equipamentos e os opcionais da linha Renault Duster 2023:
Zen 1.6 SCe (R$ 99.990): barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com LEDS, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, dois isofix no banco traseiro, vidros elétricos, start/stop Start&Stop, trava elétrica com fechamento automático (CAR) e rádio 2DIN com quatro alto-falantes. Opcionais: multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
Zen 1.6 SCe CVT Xtronic (R$ 108.090): todos os itens da versão Zen e mais câmbio CVT Xtronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
Intense 1.6 SCe CVT Xtronic (R$ 115.190): todos os itens da versão Zen CVT XTronic e mais grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina, retrovisor externo em preto brilhante, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, volante em couro, multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera, ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade.
Iconic 1.6 SCe CVT Xtronic (R$ 122.090): todos os itens da versão Intense CVT Xtronic e mais sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida à distância, chave cartão "hands free", rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.
Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590): todos os itens da versão Iconic CVT Xtronic, mas com o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex.