A Renault decidiu reviver modelos que fizeram parte da história da marca neste Salão de Paris. Clássico da década de 60 com mais de 8 milhões de unidades vendidas, o Renault 4 foi um deles. Na pele de um novo conceito elétrico, o carro recebeu uma releitura moderna com mecânica e design na pegada off-road.
Chamado de 4EVER Trophy, o conceito combina linhas do clássico descontinuado há 40 anos, com elementos futuristas de design. Com isso, o SUV compacto com cara de buggy assume um visual trilheiro e ao mesmo tempo atual.
A começar pelo conjunto de iluminação dianteiro, que tem tecnologia Matrix LED nos faróis, moldura da grade e também o losango da marca iluminados. Ainda na dianteira, o para-choque em plástico fosco tem duas amplas tomadas de ar, que incorporam seções iluminadas por um LED roxo. A mesma identidade foi usada nas laterais, onde estão instaladas proteções enormes na parte inferior do chassi.
O plástico fosco do para-choque e das molduras laterais também está presente nas caixas de roda do SUV compacto. E já que a ideia é ser moderno, o conceito também trocou os espelhos laterais por câmeras, assim como acontece em alguns carros já comercializados - o Audi E-Tron é um deles.
Elementos como esses não devem fazer parte do futuro modelo de produção, que deve levar quase o mesmo nome. Aliás, não é só isso que deve ficar fora do carro que chegará às ruas. As rodas de 19 polegadas com compressores embutidos e expostos nas laterais também são impensáveis num modelo de produção.
Outra curiosidade do conceito, o estepe que tradicionalmente estaria dentro do porta-malas ou preso à porta traseira, aparece no teto. Enquanto isso, o vidro traseiro é tampado por um kit com pá e placas usadas para sair de atoleiros.
Das características que vemos no modelo e que podem fazer parte da versão final, o teto panorâmico e as lanternas em LED da traseira ficam no topo da lista. A versão de produção do SUV compacto deve ser lançada em 2025. E é bem provável que esse carro tenha as mesmas medidas do conceito. São elas: 4,06 m metros de comprimento, 2,1 m de largura, 1,90 m de altura e 2,57 m de entre-eixos.
A mecânica do 4EVER, que será montado oficialmente na plataforma CMF-BEV da Renault, é feita por uma unidade elétrica capaz de gerar até 140 cv de potência (100 KW). O conjunto de baterias terá capacidade para até 42 kWh. A autonomia do elétrico não foi revelada, mas espera-se algo na casa dos 300 quilômetros.
Segundo a própria Renault, o futuro Renault 4 elétrico será posicionado se posicionará na nova gama de modelos da marca assim como os atuais Clio e Captur. Isso sugere que a novidade poderá substituir o atual SUV na Europa.
Essa é a segunda releitura do carro icônico da Renault nos últimos tempos. Em março, no aniversário de 60 anos do modelo, o dois volumes já havia se transformado em um protótipo de carro voador com capacidade para voar - com velocidade máxima de até 90 km/h.