O Renault Kardian estará às concessionárias somente em março de 2024. Mas a marca francesa reuniu um grupo internacional de jornalistas no Rio de Janeiro (RJ) para mostrar pela primeira vez o novo SUV compacto, que chegará para brigar com modelos de entrada do segmento, como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.
Primeiro produto brasileiro da Renault feito sobre a base modular CMF-B, o Kardian será feito inicialmente para atender aos mercado local e de exportação para a América Latina. Mas já está confirmada a produção no Marrocos, o que dá a entender que o SUV estará presente também em outros mercados internacionais, como o europeu.
Apesar de lembrar o Dacia Sandero de terceira geração, o Kardian - segundo a Renault - não compartilha componentes com o compacto europeu de baixo custo. Além disso, o modelo destoa bastante do restante da linha atual da marca ao passar uma impressão de sofisticação típica dos carros europeus da Renault.
Em tamanho, o Kardian tem 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura (sem as barras de teto) e entre-eixos de 2,60 m. Essas medidas posicionam o Renault pouco acima do Fiat Pulse e pouco abaixo do Volkswagen Nivus.
Por outro lado, o espaço interno é um dos pontos fortes. O porta-malas tem capacidade para 358 litros, na medição VDA (mais próxima do uso real) e de 410 litros na medição por volume de água - que é a mesma usada pela Fiat para dizer que seu SUV acomoda 370 litros.
Na cabine, o Kardian segue aquele padrão de material dos modelos compactos brasileiros, com plásticos rígidos em boa parte das superfícies. O visual agrada, com uma fina faixa em material macio ao toque no painel e detalhes como uma iluminação decorativa em LED que se estende para as laterais das portas.
Aliás, é possível escolher entre oito opções de tonalidades na tela da central multimídia, com tela de oito polegadas e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
A Renault não abriu a gama de versões do Kardian e nem a lista completa de equipamentos. Por outro lado, já adiantou que todas elas serão equipadas com um painel digital configurável com tela de sete polegadas.
Quem acha que as referências aos Renault mais antigos sumiram completamente do novo SUV vai se surpreender ao encontrar o famoso comando satélite na coluna de direção com os comandos da multimídia.
A grande aposta da Renault é no pacote de assistentes tecnológicos do Kardian. O modelo terá em sua lista de equipamentos itens como frenagem autônoma, controlador adaptativo de velocidade (ACC) e monitor de pontos cegos. Também estarão a bordo itens de segurança como os seis airbags e os controles de tração e estabilidade.
Esse pacote, aliás, é superior ao oferecido atualmente no Duster Iconic 1.3 turbo, a versão topo de linha de um SUV que, teoricamente, está posicionado acima do Kardian na linha.
Ainda não foi desta vez que pudemos guiar o Kardian. Mas a Renault já confirmou que o SUV será o primeiro modelo equipado com um novo motor 1.0 turbo flex de três cilindros. Derivado do 1.3 do Duster, tem injeção direta de combustível e desenvolve 125 cv de potência e 22,4 kgf.m de torque.
Esse propulsor também é combinado com uma transmissão totalmente nova: a automatizada (banhada a óleo) DW23, com seis marchas e dupla embreagem. Mas não está descartada a opção do câmbio manual com o motor turbo.
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