Renault Kardian: conhecemos o SUV que virá em 2024

O novo modelo da marca francesa chegará para disputar clientes com modelos como Fiat Pulse e VW Nivus

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Renault Kardian: conhecemos o SUV que virá em 2024
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Renault Kardian estará às concessionárias somente em março de 2024. Mas a marca francesa reuniu um grupo internacional de jornalistas no Rio de Janeiro (RJ) para mostrar pela primeira vez o novo SUV compacto, que chegará para brigar com modelos de entrada do segmento, como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.

Renault Kardian 2024 Lançamento (1)
O Renault Kardian chegará em 2024 para brigar com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, entre outros
Crédito: Divulgação
toggle button

Renault Kardian: conhecemos o SUV que virá em 2024

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Primeiro produto brasileiro da Renault feito sobre a base modular CMF-B, o Kardian será feito inicialmente para atender aos mercado local e de exportação para a América Latina. Mas já está confirmada a produção no Marrocos, o que dá a entender que o SUV estará presente também em outros mercados internacionais, como o europeu.

Apesar de lembrar o Dacia Sandero de terceira geração, o Kardian - segundo a Renault - não compartilha componentes com o compacto europeu de baixo custo. Além disso, o modelo destoa bastante do restante da linha atual da marca ao passar uma impressão de sofisticação típica dos carros europeus da Renault.

O Kardian tem 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos
Crédito: Divulgação
toggle button

O novo Renault Kardian

Por fora e por dentro

Em tamanho, o Kardian tem 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura (sem as barras de teto) e entre-eixos de 2,60 m. Essas medidas posicionam o Renault pouco acima do Fiat Pulse e pouco abaixo do Volkswagen Nivus.

O modelo é a nova aposta no segmento de SUVs compactos, que cresce no Brasil e no resto do mundo
Crédito: Divulgação
toggle button

Por outro lado, o espaço interno é um dos pontos fortes. O porta-malas tem capacidade para 358 litros, na medição VDA (mais próxima do uso real) e de 410 litros na medição por volume de água - que é a mesma usada pela Fiat para dizer que seu SUV acomoda 370 litros.

Na cabine, o Kardian segue aquele padrão de material dos modelos compactos brasileiros, com plásticos rígidos em boa parte das superfícies. O visual agrada, com uma fina faixa em material macio ao toque no painel e detalhes como uma iluminação decorativa em LED que se estende para as laterais das portas.

O Kardian segue a tendência de faróis principais nos para-choques e luzes de rodagem junto ao capô
Crédito: Divulgação
toggle button

Aliás, é possível escolher entre oito opções de tonalidades na tela da central multimídia, com tela de oito polegadas e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

A Renault não abriu a gama de versões do Kardian e nem a lista completa de equipamentos. Por outro lado, já adiantou que todas elas serão equipadas com um painel digital configurável com tela de sete polegadas.

Atrás, o Kardian remete um pouco ao Sandero Stepway. As lanternas parece letras "C" estilizadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Quem acha que as referências aos Renault mais antigos sumiram completamente do novo SUV vai se surpreender ao encontrar o famoso comando satélite na coluna de direção com os comandos da multimídia.

O visual do interior é bacana: volante modernoso. painel digital e tela central flutuante
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos

A grande aposta da Renault é no pacote de assistentes tecnológicos do Kardian. O modelo terá em sua lista de equipamentos itens como frenagem autônoma, controlador adaptativo de velocidade (ACC) e monitor de pontos cegos. Também estarão a bordo itens de segurança como os seis airbags e os controles de tração e estabilidade.

Esse pacote, aliás, é superior ao oferecido atualmente no Duster Iconic 1.3 turbo, a versão topo de linha de um SUV que, teoricamente, está posicionado acima do Kardian na linha.

Detalhe curioso: apesar de toda a modernidade, o antigo comando de som na coluna de direção ainda está lá
Crédito: Divulgação
toggle button

Apresentação estática

Ainda não foi desta vez que pudemos guiar o Kardian. Mas a Renault já confirmou que o SUV será o primeiro modelo equipado com um novo motor 1.0 turbo flex de três cilindros. Derivado do 1.3 do Duster, tem injeção direta de combustível e desenvolve 125 cv de potência e 22,4 kgf.m de torque.

Esse propulsor também é combinado com uma transmissão totalmente nova: a automatizada (banhada a óleo) DW23, com seis marchas e dupla embreagem. Mas não está descartada a opção do câmbio manual com o motor turbo.

Confira o vídeo de apresentação do novo Renault Kardian:

Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!

Comentários