O Renault Kardian acaba de ganhar, finalmente, uma versão com câmbio manual. Até agora, as três versões existentes só tinham o câmbio automatizado de dupla embreagem. O câmbio manual da nova versão tem seis marchas.
Produzida em Portugal, pela Horse, a transmissão JX22 é a nova geração dos câmbios manuais de seis marchas, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível. A Horse Powertrain Limited foi criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um 45% da empresa, e a Aramco detendo os 10% restantes.
Segundo a Renault, o câmbio manual de seis velocidades JX22 foi projetado para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira marchas, enquanto as relações de quinta e sexta marchas são mais longas, para reduzir o consumo e melhorar conforto acústico.
Essa nova versão com câmbio manual também se chama Evolution, assim como a de entrada com transmissão automatizada. O motor é o mesmo das outras configurações - o 1.0 turbo TCe de 125 cv de potência e 22 kgf.m de torque.
O motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes. Outro detalhe é que 20 kgf.m - 90% da força máxima - já estão disponíveis a 1.750 rpm.
O Renault Kardian com transmissão manual de seis marchas custa R$ 106.990. Assim, assume a posição de opção mais barata da linha. As outras versões - todas com câmbio automatizado de dupla embreagem - são a são Evolution, de R$ 118.090, Techno, de R$ 129.990, e Premiére Edition, de R$ 138.990 com
Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e o novo motor 1.0 turbo TCe. O modelo é produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.
O Renault Kardian manual tem painel de instrumentos digital de sete polegadas, central multimídia de oito polegadas com design flutuante e conexão Android Auto e Apple CarPlay, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controlador de velocidade, limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, entre outros itens.
Com 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,54 m de altura, 2,60 m de entre-eixos e porta-malas para 358 litros (VDA), o Kardian também é equipado com barras de teto longitudinais para até 80 quilos de carga, assistente de partida (HSA), controles eletrônicos de estabilidae e tração, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), ar-condicionado digital com função auto, trio elétrico, iluminação full-LED e aerofólio traseiro, entre outros itens.