Quando a Renault confirmou que o Kardian passará a contar com câmbio manual, imediatamente pensamos no saudoso Sandero R.S., e nos questionamos: "será que a marca francesa vai produzir o SUV com pegada esportiva, assim como era o hatch?". Seria incrível...
No entanto, de acordo com informações de pessoas ligadas à marca, o Kardian manual não terá a mesma preparação e desenvolvimento de engenharia que o Sandero R.S. teve, como escalonamento das marchas exclusivo e acerto de suspensão focado na esportividade. Será só um Kardian manual. Simples assim...
Diante dessa informação, o que nos perguntamos: por que a Renault vai produzir um Kardian com câmbio manual, se hoje os compradores de SUVs buscam transmissão automática? A resposta pode ser mais simples do que imaginamos: vendas!
No varejo, o Renault Kardian é um carro que tem números ok, especialmente se comparados com seu principal rival, o Pulse.
Em agosto, por exemplo, o Renault registrou 1.831 emplacamentos no varejo contra 1.988 do Fiat, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com a chegada da opção manual, que o Pulse já tem, o Kardian terá uma arma a mais para encarar o adversário. Entra naquela estratégia tradicional de oferta e demanda: quanto mais opções existir, mais vendas podem acontecer.
De quebra, a opção manual poderá melhorar o desempenho do Kardian nas vendas diretas, onde ainda é muito tímido. Segundo a Fenabrave, somente 432 unidades do Renault foram vendidas de forma direta (para frotistas e locadoras, por exemplo). O Pulse, por sua vez, emplacou 1.566 carros.
Devemos lembrar também que um preço atraente chama o cliente para dentro das concessionárias. E o Kardian manual terá essa função, também.
Se a informação for confirmada, e a Renault estiver focada em melhorar as vendas do Kardian, o preço da versão manual poderá custar algo em torno de R$ 105 mil, já que a versão automática mais barata do SUV, a Evolution, é anunciada hoje por R$ 115.990 - e a configuração manual do Pulse, a Drive 1.3, tem valor inicial de R$ 105.990.
E aqui na disputa com o Pulse manual, o Kardian levaria uma vantagem muito grande na preferência do consumidor: motor turbo!
Enquanto o Pulse ataca de bloco 1.3 aspirado de quatro cilindros, flex, que rende 107 cv (etanol)/98 cv (g) a 6.250 rpm e torque de 17,7 kgf.m (e)/13,2 kgf.m (g) a 4.000 rpm, o Renault responde com motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, com 125 cv (e)/120 cv (g) a 5.000 rpm de potência e torque de 22,4 (e)/20,4 kgf.m (g) a 2.250 rpm.