Renault Kardian e Fiat Pulse têm travado uma disputa equilibrada de vendas nos últimos dois meses. No entanto, por pequenas margens, o modelo da marca italiana sempre acabou levando a melhor sobre o francês. Agora em novembro, no entanto, as coisas foram (bem) diferentes.
De acordo com dados preliminares divulgados na sexta-feira (29) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Kardian acumula em novembro 3.913 unidades, melhor mês desde seu lançamento.
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O Fiat Pulse, por sua vez, registrou (até o momento) 2.899 unidades comercializadas no mês. O número está em linha com os demais meses, deixando claro que o fato de ter ficado atrás do Renault está muito mais relacionado a um desempenho acima da média do Renault.
No acumulado do ano, no entanto, o Pulse não dá chances ao Kardian. O modelo da Fiat soma 34.835 – levando em consideração os números preliminares de novembro – enquanto o Renault tem só 20.099.
Essa vantagem de mais de 14 mil unidades foi construída de janeiro a agosto, quando o Pulse constantemente teve mais de 3 mil emplacamentos e o Kardian sempre ficou abaixo de 2.400, sendo que em janeiro e fevereiro o modelo da marca francesa somou apenas 38 carros vendidos.
Para 2025, um novo concorrente deverá entrar nessa disputa. Com preços extremamente competitivos, o Citroën Basalt poderá pintar nessa disputa. Recém-lançado, o SUV cupê recebeu elogios da imprensa especializada, mas ainda está tracionando em vendas.
Segundo dados da Fenabrave, o Basalt acumula somente 847 unidades. Parece pouco, mas levando em consideração que em outubro o Citroën registrou somente 370 carros vendidos, a evolução é boa e cria esperança para a marca francesa do grupo Stellantis.
Outro que está garantido para entrar nessa briga animada é o Volkswagen Tera. O novo SUV da fabricante alemã deverá estrear no mercado brasileiro entre março e abril de 2025. Mais um produto da plataforma MQB-A0, o Tera será feito na planta da Volks em Taubaté, interior de São Paulo, e será posicionado abaixo do Nivus.