A Renault prepara uma renovação em sua linha e deve começar com o substituto do Stepway. Chamado de Kardian, o novo SUV compacto da marca francesa será produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, e revelado oficialmente no dia 25 de outubro.
A chegada às lojas, contudo, deve acontecer somente no início de 2024, junto com todas as informações técnicas, preços e demais detalhes. O visual já havia sido antecipado no registro do produto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em maio deste ano.
Nas imagens, é possível ver que o Kardian será mesmo um carro compacto, com design inspirado em outros modelos. A coluna "C", por exemplo, lembra bastante o visual do subcompacto Kwid.
Primeiro Renault do Brasil montado sobre a plataforma CMF-B, o Kardian tem proporções que lembram o Peugeot 2008, com molduras de caixa de roda em preto fosco, teto e colunas em preto, e rack. As rodas têm design diferentão, e calçam pneus de perfil baixo - pelo menos nas imagens de computador. No modelo de produção, que tem jeitão de "aventureiro", isso provavelmente mudará.
A dianteira tem conjunto de iluminação em dois segmentos. A parte superior abriga as luzes de rodagem diurnas e a inferior acomoda as demais luzes, como os faróis alto e baixo e as luzes de posição. Os faróis de neblina ficam na extremidade do para-choque.
O conjunto motriz não está confirmado, mas tudo indica que o modelo será equipado com um motor 1.0 turbo. Já usado lá fora, esse motor rende entre 110 cv e 117 cv, com torque em 20,4 kgf.m. Se for algo nessa linha, certamente brigará bem no segmento.
A transmissão poderá ser manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT, assim como já vem é usado lá fora também em modelos como o Clio.
Com a chegada do Kardian, a Renault espera mudar sua estratégia no mercado brasileiro para atender a um público que quer carros com acabamento refinado e mais tecnologias a bordo.