A chegada às lojas, contudo, deve acontecer somente no início de 2024, junto com todas as informações técnicas, preços e demais detalhes. O visual já havia sido antecipado no registro do produto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em maio deste ano.
Nas imagens, é possível ver que o Kardian será mesmo um carro compacto, com design inspirado em outros modelos. A coluna "C", por exemplo, lembra bastante o visual do subcompacto Kwid.
Proporções de Peugeot 2008
Primeiro Renault do Brasil montado sobre a plataforma CMF-B, o Kardian tem proporções que lembram o Peugeot 2008, com molduras de caixa de roda em preto fosco, teto e colunas em preto, e rack. As rodas têm design diferentão, e calçam pneus de perfil baixo - pelo menos nas imagens de computador. No modelo de produção, que tem jeitão de "aventureiro", isso provavelmente mudará.A dianteira tem conjunto de iluminação em dois segmentos. A parte superior abriga as luzes de rodagem diurnas e a inferior acomoda as demais luzes, como os faróis alto e baixo e as luzes de posição. Os faróis de neblina ficam na extremidade do para-choque.
Na onda dos motores turbinados
O conjunto motriz não está confirmado, mas tudo indica que o modelo será equipado com um motor 1.0 turbo. Já usado lá fora, esse motor rende entre 110 cv e 117 cv, com torque em 20,4 kgf.m. Se for algo nessa linha, certamente brigará bem no segmento.A transmissão poderá ser manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT, assim como já vem é usado lá fora também em modelos como o Clio.
Com a chegada do Kardian, a Renault espera mudar sua estratégia no mercado brasileiro para atender a um público que quer carros com acabamento refinado e mais tecnologias a bordo.
Comentários