A Renault mostrou nas últimas semanas ao mercado europeu seu mais novo SUV médio - chamado de compacto por lá: o Symbioz. Ele será posicionado acima do Captur e abaixo do Koleos.
Híbrido, por aqui ele chegaria para competir contra o líder Jeep Compass e contra modelos como Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Caoa Chery Tiggo 7 e GWM Haval H6, entre outros.
Apesar de não tão grande como os rivais citados, o Symbioz faria um papel híbrido - com o perdão do trocadilho.
No Brasil, ele seria (ou será?) posicionado acima do Duster - que hoje na versão mais cara custa perto dos R$ 150 mil - e teria a função que o Captur jamais conseguiu cumprir: conquistar clientes de SUVs médios, mesmo sendo ligeiramente menor, graças ao bom incremento de tecnologia.
Quem também já faz papel parecido é o Kardian, que é menor que o Duster, mas consideravelmente mais equipado e moderno. O modelo recém-lançado, aliás, vem sendo sucesso de críticas no país.
O Renault Symbioz estreia nas próximas semanas na Europa como um modelo familiar posicionado acima do Captur. Ele tem 4,41 metros de comprimento e porta-malas de incríveis 624 litros.
Feito sobre a plataforma CMF-B da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, ele é movido por um sistema híbrido autorecarregável de 108 kW, composto por um motor 1.6 de quatro cilindros e dois pequenos motores elétricos, além de uma bateria compacta de 1,2 kWh.
O consumo de combustível combinado, de acordo com a Renault, é de 21,7 km/l - o que o coloca no mesmo nível do Toyota Corolla Cross.
Por dentro, tem interior minimalista e funcional em clássico estilo francês, embora isso provavelmente não seja surpreendente. A Renault diz que a equipe de desenvolvimento se inspirou no clássico Model 16 em termos praticidade.
Por conta disso, o banco traseiro é totalmente ajustável e pode ser rebatido até que o espaço fique completamente, plano para expandir ainda mais o espaço de carga.
Ainda há poucos detalhes oficiais, mas sabemos que ele terá uma tela widescreen – provavelmente próxima de 10 polegadas –, sistema multimídia com Google Built-in e painel de instrumentos digital, além de console central flutuante de vários níveis, até 29 "auxílios à condução de nova geração" e um teto solar todo modernoso.
CEO mundial da Renault, Fabrice Cambolive disse que o Symbioz faz jus ao seu nome perfeitamente por ser "atraente, prático, compacto, eficiente e repleto de tecnologia".
"O Renault Symbioz é o aliado perfeito para a vida profissional e pessoal. Com ele você nunca estará sozinho", explicou o executivo durante a apresentação do produto. Abaixo, deixamos o vídeo oficial do Renault Group que mostra mais detalhes sobre o modelo.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade