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Renault Oroch muda de cara e ganha motor turbo

Picape do Duster se mexe para entrar de vez na briga que Toro, Montana e Maverick prometem fazer nos próximos meses

por André Deliberato

O grande movimento no segmento de picapes intermediárias nos últimos meses - a renovação da líder Fiat Toro, a chegada da Ford Maverick e, para completar, a promessa de estreia da futura Chevrolet Montana - fez a Renault Oroch se mexer e dar uma boa renovada em sua oferta de conteúdo para a linha 2023 - apresentada neste começo de abril pela fabricante francesa. São três versões com preços entre R$ 105.800 e R$ 137.100. As vendas começam já nesta terça-feira (12/4).
Visualmente, a picape se atualiza na frente e atrás baseada no design do Duster; mecanicamente, passa a oferecer o bom e moderno motor 1.3 TCe (turbo) de 170 cv e 27,5 kgf.m de torque, acoplado à caixa de câmbio CVT - mas só na versão mais cara; e em termos de equipamentos, recebe tudo que a picape precisava para se adequar às novas exigências do consumidor dessa categoria. Vamos conhecer?
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Renault Duster Oroch agora é só... Oroch

A primeira mudança está no nome, que deixa oficialmente de ser Duster Oroch para ser somente... Oroch. E as mudanças para a linha 2023 foram profundas, apesar de a picape continuar sendo feita sobre a mesma plataforma.

Para renovar o design, a Renault diz ter se concentrado em trazer mudanças que reforçassem a "robustez" do modelo. A dianteira tem novos para-choques e grade, formato dos faróis atualizado e recebeu nova disposição das luzes de neblina - com isso, o ângulo de ataque aumentou para 27,6º (era 26º), o que fez a capacidade do modelo para situações fora-de-estrada também crescer.
Também há novas barras de teto, santantônio redesenhado e rodas de liga com visual inédito, que são cinzas na versão Intense e com acabamento diamantado em dois tons na Outsider, mais cara.
Na traseira, as lanternas receberam acabamento escurecido e o logo Oroch destacado na tampa da caçamba é novo. A versão Outsider - a mais top, que você irá conhecer a seguir - traz ainda conjunto exclusivo de alargadores de para-lamas, faróis auxiliares e frisos laterais diferentes. E, esteticamente, a Oroch também recebe uma cor inédita, chamada Cinza Lune.

Agora vamos falar sobre preços e sobrenomes: Vem de série com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com coluna ajustável em altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Em termos de segurança, vem com protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto , alarme, airbag duplo, freios ABS com BAS e controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS). Tem tudo que vem de série na versão Pro e acrescenta à lista roda de liga leve de 16 polegadas, central multimídia EasyLink de oito polegadas com conexão sem fios, vidros e ajustes dos retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria. Tudo que citamos até agora mais ar-condicionado digital com função automática, sensor de chuva e crepuscular, grade frontal com detalhes cromados, retrovisores e maçanetas pintados de preto, alargador de para-lama, capota marítima, câmera de ré, faróis auxiliares, grade sobre o vidro traseiro, bancos com revestimento premium e as rodas diamantadas.

Mecanicamente...

As versões Pro e Intense continuam movidas pelo motor 1.6 SCe de 120 cv de potência e 16,2 kgf.m de torque, que recebeu aprimoramentos para atender à nova fase do programa de emissões do Proconve L7 e ainda uma nova transmissão manual de seis marchas. Segundo a marca, com melhor escalonamento, a Oroch 1.6 teve ganhos na aceleração de 0 a 100 km/h, que passou de 12,5 s para 11,8 s.
Já a configuração Outsider, mais despojada, vem com o moderno motor 1.3 TCe (turbo) de 170 cv e 27,5 kgf.m, que também equipa o Captur, a versão Iconic do Duster e ainda alguns modelos da Mercedes-Benz. De acordo com a Renault, com esse conjunto a Oroch faz de 0 a 100 km/h em 9,9 s e pode chegar a 189 km/h.
Outra novidade: toda a tecnologia aplicada garantiu nota A no programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo da Oroch 1.3T é de 10,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada; com etanol, 7,4 km/l e 7,8 km/l, respectivamente - vale lembrar que a partir de agora todas as versões contam com sistema Start&Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas prolongadas.

O que muda por dentro

Por dentro, a picape foi profundamente reformulada, assim como aconteceu com o Duster no começo de 2020: tem novos painel, laterais de porta e acabamento de bancos; e ainda tecnologias inéditas para o modelo.
O painel concentra as principais mudanças internas. Traz design mais horizontalizado, com saídas de ar retangulares e acabamento que imita aço escovado. A versão Outsider, diga-se, tem detalhes em uma cor diferente, laranja (chamada Orange Corail), no painel e nas costuras dos bancos, que faz alusão ao universo mais aventureiro dos consumidores dessa configuração.
Atrás do volante, o quadro de instrumentos tem novo design, com velocímetro ao centro - embora não seja 100% digital como nas versões mais caras da Fiat Toro. O volante também é inédito, com acabamento escovado e botões iluminados.

Em termos de entretenimento, as versões Intense e Outsider vêm com a nova central multimídia de 8 polegadas flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e CarPlay, além de retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré.
Por fim, fica a cargo da versão Outsider, mais cara, inaugurar tecnologias de conforto e comodidade na Oroch, como o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular e de chuva, bem como a iluminação Follow Me, que mantém os faróis acesos durante períodos pré-determinados. Não foi dessa vez, portanto, que a Oroch recebeu itens de condução semi-autônoma.

Espaço e versatilidade

A Oroch 2023 tem bons 2,83 m de entre-eixos, que se traduz, segundo a Renault, em bom espaço para cinco passageiros. A caçamba tem 683 litros (são 1,18 m de largura e 1,35 m de profundidade) e vem com oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. E sua capacidade máxima de carga é de 650 kg.
Ponto positivo para a suspensão traseira do tipo multilink, independente, que de fato garante maior conforto, menor nível de ruído e estabilidade independentemente do piso ou da carga transportada. Todas as versões usam pneus LTX Force da Michelin nas medidas 215/65 R16.

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