Com planos de investir em veículos de segmentos superiores e mais lucrativos, a Renault prepara uma grande mudança global em seus planos, inclusive no Brasil. Em sua passagem pelo país, o CEO do Renault Group, Luca De Meo, falou sobre a estratégia, focada em eletrificação e tecnologia, que a marca pretende colocar em prática por aqui nos próximos anos.
“A gama (de modelos) que estamos construindo em nível mundial tem potencial para o Brasil. A Renault vai se posicionar em segmentos mais altos do mercado e o mesmo vai acontecer no Brasil”, afirmou De Meo.
O executivo explicou que os modelos a combustão da Renault ainda terão o seu papel no mercado brasileiro, mas a empresa reduzirá a sua participação no segmento de carros de entrada, embora se prepare para o lançamento do subcompacto Kwid reestilizado, que será apresentado em janeiro.
Além da versão reestilizada, o Renault Kwid também terá uma variante elétrica no Brasil. De Meo não revelou muitos detalhes do carro, mas disse que o modelo terá motorização exclusiva e visual um pouco diferente dos modelos vendidos na China e na Europa. Nesses mercados, o Kwid elétrico é movido por um propulsor de 44 cv de potência, alimentado por uma bateria de 27,4 kWh, que fornece autonomia de até 230 km com uma carga (a velocidade máxima é limitada em 125 km/h).
“O Brasil é um mercado estratégico para a Renault. Iremos avançar com a eletrificação da nossa gama, utilizando todo o nosso ativo tecnológico de 10 anos de experiência em veículos elétricos, o que nos coloca na vanguarda neste segmento”, disse De Meo.
A dupla não deverá sobreviver em nosso mercado por muito tempo. De Meo adiantou que Sandero e Logan serão comercializados no país por mais dois ou três anos, e sairão de cena para dar lugar aos novos modelos de categorias superiores. O executivo não detalhou os novos carros, mas afirmou que serão produzidos a partir da plataforma modular CMF-B, que será a base (preparada para receber motores elétricos) da próxima geração dos SUVs Captur e Duster.
O momento atual da linha Sandero não é dos mais animadores. O compacto possui apenas as versões S Edition e GT Line, uma vez que a R.S. 2.0 foi descontinuada. A variante aventureira Stepway, por sua vez, é tratada pela Renault como um produto diferente.
Já que a nova geração de Sandero e Logan, lançadas no ano passado na Europa, foi descartada para o mercado brasileiro, a Renault deverá apostar em modelos de maior valor agregado, ou seja: SUVs.
Em 2022, a marca vai lançar o Kiger, variante crossover do Kwid, o Duster com motor 1.3 turbo e a picape Oroch reestilizada.