Renault Scénic ressurge como SUV elétrico

A tradicional minivan da marca francesa mudou e agora é um utilitário de porte médio, mas sem perder o foco nas famílias

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Renault Scénic ressurge como SUV elétrico
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem não se lembra do Renault Scénic, a minivan que foi o primeiro carro feito pela marca francesa no Brasil. Distante há anos do mercado brasileiro, o modelo familiar acaba de ganhar uma nova geração, que deixou de lado a carroceria monovolume para se transformar em um SUV elétrico.

Com 4,47 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,57 m de altura, o novo Renault Scénic E-Tech é um SUV de porte médio. Com uma carroceria de linhas arrojadas e um entre-eixos bem longo (2,79 m), leva cinco pessoas e tem um porta-malas de 545 litros. O modelo fica posicionado acima do Megane E-Tech, SUV elétrico menor e que chega em breve ao mercado automotivo brasileiro.

Renault Scénic E Tech 1
Com porte de SUV médio, o novo Scénic E-Tech impressiona pelas linhas arrojadas
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A cabine repete o estilo do exterior e tem um painel com duas telas digitais de grandes dimensões, sendo uma de 12,3 polegadas para os instrumentos e outra de 12 polegadas, em posição vertical, para a central multimídia.

A Scénic deixou de ser uma minivan, mas não abriu mão das soluções inteligentes de aproveitamento de espaço. Tanto que a Renault aponta que, na cabine, os porta-objetos oferecem 38,7 litros adicionais para tralhas variadas. O modelo tem ainda um versátil apoio de braços no banco traseiro, com suporte para dois tablets ou smartphones.

Na cabine, a Renault escolheu materiais sustentáveis e produzidos com alto índice de materiais reciclados
toggle button

Reflexo desses tempos de preocupação com a sustentabilidade, o SUV Scénic não tem revestimentos em couro na cabine. Em seu lugar, a marca francesa optou por tecidos e componentes produzidos com materiais reciclados.

O Scénic E-Tech será comercializado em duas variações. A opção de entrada é a Standard Range, que tem com motor de 170 cv e bateria de 60 kWh. Chega a 150 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, além de rodar 420 quilômetros com uma carga.

Já a High Range tem 220 cv e bateria de 87 kWh. Chega a 170 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, além de rodar 620 quilômetros com uma carga.

Apesar de ter virado um SUV, o Scénic ainda tem várias soluções de aproveitamento de espaço
toggle button

Scénic em cinco gerações

Lançado na Europa em 1996, o Scénic chegou dois anos depois ao Brasil, onde foi o primeiro automóvel produzido pela marca francesa na então nova fábrica de São José dos Pinhais (PR). Esse carro - que já testamos aqui na Webmotors - seguiu em produção até 2010 e saiu de cena sem deixar sucessor.

No final dos anos 2000, a Renault até chegou a importar oficialmente a segunda geração do Scénic para o Brasil. Mas o carro gringo nunca atingiu o mesmo sucesso do brasileiro e durou pouco tempo no nosso mercado. Já na Europa, a minivan teve outras duas gerações, sendo que a quarta geração foi descontinuada no ano passado.

A primeira geração do Renault Scénic foi produzida no Brasil entre 1998 e 2010
toggle button
Comentários