A convite da Renault do Brasil, visitamos as fábricas da marca no Complexo Ayrton Senna, em São José do Pinhais, no Paraná. A principal novidade, no entanto, foi revelada pelo presidente da marca, Ricardo Gondo, durante entrevista: a Renault está desenvolvendo um carro híbrido flex para o mercado brasileiro. Além disso, nenhum outro detalhe foi revelado, como carroceria e data de lançamento, por exemplo.
O propósito da visita foi conhecer um pouco mais de perto todas as tecnologias usadas pela Renault no processo produtivo, que a marca chama de Metaverso Industrial. Os destaques são a aplicação de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, gêmeo digital, máquinas e postos de trabalho conectados, coleta de dados em massa com foco em performance, veículos guiados de forma autônoma e impressão 3D.
Além disso, para comprovar o avanço do Metaverso Industrial da Renault do Brasil, o Complexo Ayrton Senna foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0.
“A adoção das avançadas tecnologias que compõem o Metaverso Industrial da Renault em nossas fábricas não só tornam o processo produtivo mais eficiente, como melhoram a qualidade final de nossos produtos, além de garantir um controle preciso e em tempo real de todas as etapas da produção de um automóvel”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O Complexo Ayrton Senna completa 25 anos em 2023 e tem 5,3 mil colaboradores nas duas fábricas de São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP) e a de comerciais leves (CVU). A área das instalações da Renault totaliza 2,5 milhões de metros quadrados e 40% com mata preservada.
“O objetivo final do Metaverso Industrial é que o cliente da Renault receba um produto de alta qualidade percebida, monitorado em todas as etapas de produção de forma precisa e eficiente”, explica Giuliano Eichmann, diretor de engenharia de processos da Renault do Brasil. “Além disso, com essa digitalização da indústria, investimos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil e contribuímos para formar uma mão de obra extremamente qualificada, conectada e preparada para uma nova revolução industrial”, complementa.
Inclusive, um novo SUV nacional da Renault já está em produção nas fábricas paranaenses. Infelizmente não tivemos acesso ao local da montagem do modelo e muito menos a novas informações. O futuro rival de VW Nivus e Fiat Pulse, que será lançado em breve com um motor 1.0 turbo de três cilindros e 130 cv completamente novo, foi flagrado recentemente no Paraná durante testes de rodagem.
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!