A Geely está de volta ao Brasil. E agora sob o comando da Renault, que será responsável pela marca chinesa por aqui. O modelo de estreia será o SUV EX5, 100% elétrico, que será lançado em julho.
Ainda não há informações sobre início de pré-venda ou preços, mas podemos estimar um valor acima de R$ 200 mil. Em um primeiro momento, o EX5 será comercializado em 23 lojas espalhadas por 18 cidades, mas a Geely deverá ter cerca de 105 pontos de distribuição depois de algum tempo.
O SUV teve alguns detalhes revelados nesta quarta (9/4). A Geely mostrou uma tecnologia chamada "energia inteligente", composta por um motor elétrico de 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Com um detalhe: a versão desenvolvida para nosso mercado tem bateria maior que a usada lá fora: são 60 kWh.
A promessa é de um conjunto de alta eficiência (90,04%), baixo peso - apenas 79,8 quilos - e tamanho compacto: 0,079m³.
O Geely EX5 (chamado de E5 lá fora) é um SUV com 4,62 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Médio, pode ser que brigue no mercado em alguns momentos até com carros da Renault, como por exemplo o Megane E-Tech.
Por dentro, terá central multimídia com tela gigante de 15,4 polegadas e, segundo a marca, mais de 200 tipos de comandos de voz.
Por ora são essas as informações disponíveis. Ainda resta saber se a Geely vai produzir localmente e ter acesso à fábrica da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná. Por enquanto, só a distribuição pelos pontos de vendas está 100% definida.
Pouca gente se lembra por conta da rápida passagem, mas a Geely já vendeu carros no Brasil. A breve história foi na década passada e aconteceu entre 2014 e 2018, quando foi representada pelo Grupo Gandini - que sempre foi o importador oficial da Kia por aqui.
O Grupo Gandini chegou a trazer algumas unidades dos modelos EC7 (sedã) e GC2 (hatch que tinha visual inspirado em um panda), mas teve problemas de pós-venda e peças.
Apesar de só ter sido encerrada em 2018, a suspensão das vendas aconteceu em 2016. Especialistas de mercado dizem que, naquela ocasião, a demora da marca para estrear no Brasil foi crucial, pois naquele tempo os carros chineses já não tinham mais a larga vantagem no preço.
Mas a Geely é gigante. E agora volta a vender um carro próprio por aqui, graças à parceria com a Renault. Detalhe: a marca chinesa também é dona, atualmente, da Volvo, da Zeekr e da Lynk&Co.
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