O Grupo Renault e o Geely Holding Group oficializaram nesta segunda-feira (17/2) a assinatura de um acordo para a produção e comercialização de carros elétricos e híbridos no Brasil.
Pelo acordo, o grupo industrial chinês se tornará um acionista minoritário da operação brasileira da Renault. Vale lembrar que o Geely Holding Group também é dono de marcas como Volvo, Lotus, Smart, Zeekr e Lynk & Co - além da Geely, claro.
Isso dará à Geely acesso à infraestrutura de vendas e serviços da Renault no Brasil, além de abrir caminho para a produção de veículos e componentes na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
No comunicado divulgado pelas duas empresas, é reforçado que esses novos automóveis elétricos e híbridos feitos na unidade industrial paranaense poderão ter tanto a marca Geely quanto o logo da Renault.
Como em todo acordo desse porte entre grandes grupos empresariais, o chineses e franceses ainda acertam os últimos detalhes antes do acordo definitivo, que também depende ainda do "ok" das autoridades regulatórias.
Este é o mais recente passo da parceria entre as duas empresas, que já são sócias na fabricante de motores Horse Powertrain. E será a segunda vez que a Geely vai tentar a sorte no mercado brasileiro de automóvel.
Em 2014, a marca chegou por aqui com o sedã EC7 e o subcompacto GC2. Mas eram outros tempos e esses chineses nunca emplacaram por aqui, levando a Geely a deixar o Brasil já em 2016.
Um dos Geely cotados para marcar esse relançamento da marca é o SUV elétrico EX5, um modelo de porte médio que brigará pela mesma clientela do BYD Yuan Plus.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade