A Fiat Toro 2022 está oficialmente entre nós. Lançada nesta quinta-feira (22), a picape médio-compacta ganha, resumidamente, atualizações no visual, nova opção de motorização flexível - o 1.3 GSE turboflex de 185 cv, que também equipe o novo Jeep Compass - e alterações importantes no interior, que incorpora uma nova central multimídia na vertical em determinadas versões.
A Toro, que há cinco anos lidera com folga o mercado de picapes intermediárias (são 85% de market share, em média) é, também, o segundo modelo mais emplacado entre comerciais leves, já que fica atrás somente da Strada, outro fenômeno do Grupo FCA. De acordo com o fabricante, uma em cada duas picapes vendida no país pertence à empresa. As entregas já começam nesta sexta (23).
A Fiat também faz questão de dizer que a Toro foi a picape que inaugurou o segmento, embora isso não seja totalmente verdade, já que a Renault Duster Oroch chegou meses antes, mesmo que seus números de vendas sejam mínimos. Mas ressalta a ousadia da empresa de criar um carro com a funcionalidade das picapes e o conforto dos SUVs.
De acordo com a Fiat, 38% dos clientes da Toro eram donos de picape; 20%, proprietários de sedã; 19%, de hatch e 14%, de SUV. Outra informação curiosa é que 34% dos compradores escolheram a picape devido ao seu tamanho (pequena perto das médias; grande perto das compactas) e 33% assinaram o cheque por causa do design. Das mais de 300 mil unidades vendidas até hoje, 52% eram à diesel e 48% eram das configurações com motor flex.
Visualmente, a picape muda principalmente na dianteira, que ganha nova grade, formato dos para-choques e dos faróis principais e de neblina - além do novo emblema da Fiat. Nas versões de entrada (Endurance, Freedom e Volcano), a picape recebe estilo mais moderno e afilado, enquanto que nas configurações topo de linha (Ranch e Ultra) esse jeitão é incrementado por peças bem robustas. Vale destacar que o ângulo de ataque aumentou.
Rodas também são totalmente novas e podem ser aro 16", 17" e 18", sempre de liga leve. A traseira é a parte que menos muda. Mecanicamente, segundo a FCA, houve recalibragem na suspensão traseira independente, que tem conjunto multibraços (em resumo, ajuste de molas para receber o novo motor); e o diâmetro de giro melhorou 5%. A capacidade de carga de uma tonelada não mudou.
No interior, totalmente reformulado, há um inédito painel de instrumentos 100% digital e uma central multimídia na vertical, que recebe nova interface com cinco perfis de usuários, duas conexões via Bluetooth e o sistema Fiat Connect Me (app que funciona via smartphone, smartwatch e pela Alexa, e permite que seja possível consultar nível de combustível, ligar o carro de fora para climatizar etc.).
Há, também, novos comandos para o sistema de ar-condicionado, que mudaram de posição; novo console central com carregador de celular por indução (sem fio); suporte para celular para os bancos traseiros; seis airbags em todas as versões (as mais caras podem ter sete) e internet wifi à bordo para até oito pareamentos simultâneos, gerada graças ao sistema Connect Me.
Outra novidade importante na linha da Fiat Toro 2022 é a adoção do recém-lançado motor Turbo 270 da família GSE, de 1,3 litro e quatro cilindros, que tem 185 cv e 27,5 kgf.m de torque com etanol (180 cv e também 27,5 kgf.m com gasolina). Mas atenção: o veterano motor 1.8 E.torQ segue em linha na versão "basicona", Endurance, que a partir de agora será vendida somente com câmbio automático.
A Fiat não divulgou os dados oficiais de consumo, mas garante que se comparado ao motor de 1,8 litro a melhora é de até 13%. Vale lembrar que a Toro 1.8 flex 4x2 A/T6 fazia 6,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol e 9,5 km/l e 11,2 km/l, respectivamente, com gasolina.
Outra coisa que a picape ganha, como já era de se esperar, são sistemas de auxílio semiautônomos ao motorista. A Toro recebe mecanismo corretor de faixa com intervenção no volante; sensor de estacionamento dianteiro (algo que nunca ofereceu); sistema de frenagem automática e alerta de colisão frontal - embora só funcione com outros carros, e não com pedestres e obstáculos.
Vamos, agora, posicionar todas as configurações da Fiat Toro 2022 com tudo que a marca já divulgou, embora sem ter detalhado o que cada uma oferece.
A versão de entrada pode ter o motor antigo de 1,8 litro, 139 cv e 19,3 kgf.m de torque; o novo 1.3 GSE Turbo e ainda o 2.0 turbodiesel, a depender da escolha do cliente. Os preços são os seguintes: R$ 114.590 com o motor 1.8 E.TorQ; R$ 119.590 com o 1.3 Turbo GSE e R$ 152.990 na 2.0 a diesel com tração 4x4 e câmbio de nove marchas.
Será agora equipada com seis airbags, câmbio automático de seis marchas e painel de instrumentos analógico, mas com central multimídia menor, de sete polegadas (na horizontal), além de tudo que um carro nesse valor precisa ter, como ar-condicionado, direção elétrica, retrovisor com rebatimento elétrico e função tilt-down.
Na parte de segurança, vem com controles eletrônicos de estabilidade e tração, rodas de liga aro 16", vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas de LED, controlador automático de velocidade (piloto automático) e revestimento e iluminação de caçamba.
A versão Freedom é a primeira a receber como opção de entrada o novo motor GSE Turbo de 1,3 litro, de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque, mas também pode ser oferecida com o propulsor turbodiesel de 2 litros. Os preços variam entre R$ 131.890 com o motor flex e R$ 164.390 com o motor a óleo.
Ela também vem com seis airbags à bordo e a central multimídia passa a ser de 8,4 polegadas, embora ainda sem o posicionamento vertical. Os faróis passam a ser full-LED, o cluster recebe tratamento 100% digital e as rodas de liga tem aro 17".
Quando comparada à versão Endurance, a Freedom ganha entradas USB adicionais, borboletas atrás do volante para trocas de marcha, câmera de ré, volante revestido em couro, apoio de braço frontal, barras longitudinais no teto, capota marítima e maçanetas e retrovisores pintados na cor do carro.
Na configuração mais cara disponível com o motor flex, que também oferece opção de motorização a diesel (são R$ 144.990 na configuração bicombustível e R$ 177.690 na turbodiesel), a Fiat Toro 2022 agrega a tudo que já foi citado o sistema Fiat Connect/ME, o sensor de estacionamento frontal, carregador de celular por indução, pneus lameiros e sete airbags.
Além disso, o carro passa a contar com bancos de couro de série, ajuste elétrico do banco do motorista, chave por controle remoto, roda de liga leve aro 18", sensor de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, retrovisor rebatível com luz de poça, porta-objetos no banco do passageiro, luzes ambiente em LED e maçanetas e moldura das portas cromadas.
Nada muda mecanicamente nas versões equipadas com o motor 2.0 MultiJet turbodiesel, que rende 170 cv e 35,7 kgf.m de torque. Nessa configuração Ranch, mais aventureira e "raiz" para uma picape, o câmbio automático tem nove marchas e o sistema de tração é 4x4. É a primeira a receber a central multimídia de 10,1" na vertical com wifi à bordo e sistemas de auxílio ao motorista.
Só na Toro Ranch, portanto, encontramos frenagem automática de emergência, comutação do farol alto e assistente de saídas de faixas (com corretor no volante), além de bancos de couro marrom com bordados exclusivos, santantônio e estribo cromados, barra de proteção para o vidro traseiro, para-barro, tapetes exclusivos e cores especiais na cabine.
A versão Ultra, mais voltada a um público urbano, ainda que equipada com o conjunto mecânico turbodiesel, é a outra ponta do "Y" que a Fiat afirma ter com as versões da picape. É muito parecida em termos de equipamentos com a Ranch, mas tem como diferenças a cor dos bancos de couro, a capota rígida, um box de carga da Mopar, santantônio e estribo pretos e tapetes exclusivos.
Vale destacar, por fim, que a Toro continuará a oferecer uma série de acessórios exclusivos da Mopar, a marca de equipamentos auxiliares do Grupo FCA, e que a garantia é a mesma, de três anos.