Em 2017 a TVR anunciou sua volta ao mundo automotivo. A icônica marca britânica parou de fazer carros em 2006 e recentemente foi adquirida por um empresário. E o primeiro modelo resgata um nome conhecido Griffith. Prometido para esse ano, o novo esportivo, no entanto, fica para 2020. O motivo é que a TVR precisa cumprir todas regras impostas pela União Europeia para empresas estatais. O governo do País de Gales detém 3% de participação na TVR. A fábrica, também localizada no País, precisa passar por modernizações que serão feitas por meio de licitações. Em entrevista a publicação holandesa AutoRAI, um executivo da TVR disse que o novo prazo de lançamento do Griffith é até meados do ano que vem.
Cerca de 400 clientes já deram um sinal para adquirir o modelo. O Griffith volta à vida com um projeto liderado por ninguém menos que Gordon Murray, o pai do McLaren F1. Além das linhas ousadas, o motor é o Coyote da Ford, o V8 5.0 naturalmente aspirado, mas preparado pela lendária Cosworth. O resultado é algo na casa dos 500 cv. De acordo com a TVR, com tração traseira e câmbio Tremec, manual de seis marchas, o Griffith consegue atingir 100 km/h em menos de 4 segundos e a velocidade pode ultrapassar os 300 km/h.
Feito sobre um chassi tubular e com muita fibra de carbono na composição, o modelo pesa 1.250 kg – distribuídos perfeitamente entre os eixos. A saídas de escape laterais, amplo difusor traseiro, capô alongado e belas rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e 20 atrás fecham o pacote do retorno do Griffith.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade