O canal de notícias da Webmotors

Revelado! Conheça as novidades do novo Honda HR-V

Terceira geração do crossover, que será a segunda vendida aqui no Brasil, ganha visual mais limpo e pegada de SUV-cupê

por André Deliberato

Em uma apresentação super exclusiva no Japão, a Honda revelou o novo HR-V, que chega ainda este ano a alguns mercados pelo mundo, mas provavelmente em 2022 aqui no Brasil - fabricado nacionalmente, como a marca japonesa sempre opta por fazer. Esta é a terceira geração do crossover, que em seu país de origem é conhecido como Vezel.
Aqui em nosso país, porém, o HR-V passou a ser oferecido apenas a partir de sua segunda geração, justamente a que conhecemos hoje. Ainda não há informações sobre mecânica e dimensões do produto, mas espere por mais utilização do motor 1.5 turbo (o atual da versão Touring), chance de versões com um 1.0 turbo e tamanho ligeiramente maior do que vemos no modelo atual.
Quer um HR-V seminovo? Venha ver nossas ofertas!

Novo Honda HR-V: o que você achou?

Visualmente percebe-se uma mudança profunda no visual, que ficou mais limpo e renovado em relação ao atual padrão estético da empresa, embora de certa forma polêmico graças à grade frontal com frisos horizontalizados. Na frente, por exemplo, o carro traz esse novo estilo de grade sem contornos para se misturar naturalmente com o restante da carroceria.
Um friso sobre essa grade que faz a combinação em linha com os LEDs (e possivelmente DRLs) dos faróis finaliza o visual frontal. Apesar dessa escolha polêmica na parte da frente, o desenho tem um quê de ousadia, já que remete a um SUV-cupê, com caimento de teto traseiro mais acentuado.
Na lateral, repare na ausência de vincos nas portas, com exceção de um traçado na linha de cintura, na altura da maçaneta. Outra coisa que se mantém são as aberturas externas das portas traseiras, feitas por abas em suas extremidades, escondidas por peças de plástico, assim como no HR-V atual. Esse recurso reforça a sensação de esportividade que o design promete.
Lá atrás, outra novidade: lanternas interligadas por uma faixa vermelha - possivelmente de LED -, embora o conjunto óptico das peças não seja da mesma cor. A tampa do porta-malas é côncava na parte de baixo justamente para abrigar a placa, assim como no HR-V atual, mas em uma região inferior. Esses recursos estéticos reforçam a sensação de que o modelo está maior.

Interior e tecnologias

Por dentro, tudo novo - e, principalmente, sem quase nada parecido com o que vimos na nova geração do Fit. Note que as saídas de ar seguem posicionadas de forma a criar uma linha central na parte superior, mas só "param" de percorrer o painel quando encontram a tela da central multimídia e o painel de instrumentos. Também há um novo teto panorâmico no lugar do tradicional teto solar.
Já o volante é igual ao utilizado pelo novo Fit, exatamente com os mesmos design e botões de controle da central multimídia e computador de bordo. Como era de se esperar, o novo Honda HR-V terá painel de instrumentos totalmente digital.
Com essa pegada de modernidade, vêm novas tecnologias. A tela tem nove polegadas e será flutuante - o sistema utilizado será o Honda Connect, que oferece internet 4G via wi-fi aos passageiros e comandos por aplicativos. Além disso, há carregador de celular sem fio e abertura do porta-malas por gestos. O freio de estacionamento por botão seguirá como item de série em todas as versões.
Na parte de assistência à condução, também há novidades: o pacote de segurança Honda Sensing também virá de série no novo HR-V. Ele incorpora o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com leitura de placas de trânsito; alerta de tráfego cruzado; farol alto automático; frenagem automática de emergência com detector de pedestre; assistente de permanência em faixa e sensor de ponto cego, entre algumas outras funcionalidades.

Motor e câmbio

Esse é o assunto que ainda é mantido em segredo pela Honda. Na apresentação do Vezel, a única novidade divulgada sobre a mecânica é que terá a partir de agora um sistema híbrido, formado por um motor 1.5 aspirado e outro elétrico, de modo que essa configuração possa ter tração dianteira ou integral - será, aliás, a única opção mecânica oferecida no mercado europeu, assim como o Fit.
A estreia comercial do carro será em abril, no Japão. Depois, começa a ser distribuído para outros mercados, como o europeu. Nos Estados Unidos, fontes ligadas à Honda afirmaram que o HR-V terá uma versão exclusiva do modelo, sem deixar claro se com mudanças técnicas ou de design - o que poderá afetar o modelo fabricado por aqui.
Como falamos, a estreia deste novo Honda HR-V em solo brasileiro é estimada para o primeiro semestre de 2022, já que este ano a empresa foca no lançamento do novo City e de uma versão hatchback de seu modelo compacto.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas