Mais um hot hatch está cotado para o nosso mercado. Em estudos para chegar ao Brasil e disputar mercado contra Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, o Volkswagen Golf R acaba de receber uma reestilização lá fora - que possivelmente será a escolhida para desembarcar por aqui - mas só em 2025.
Esteticamente, do lado de fora, há poucas mudanças. Vale lembrar que, lá fora, o Golf está em sua oitava geração - e que, por aqui, a última investida do hatch foi na sétima, na versão híbrida GTE.
Há um leve redesenho na frente, com grade e para-choque inéditos, além de entrada de ar maior e barra iluminada. Na versão R, até o logo da Volks é luminoso. Na parte de trás, o conjunto óptico das lanternas é novo. E vale dizer que o desejado escape Akrapovic, opcional, continuará sendo oferecido.
Diferentemente do que aconteceu com o Jetta GLi, o Golf recebeu alterações mecânicas. O motor 2.0 saltou de 320 cv para 333 cv de potência, embora o torque de 42,8 kgf.m não tenha mudado.
Vale dizer que essas novidades também estarão presentes na versão perua do modelo, a Golf Variant, que também terá configuração esportiva R... Uma pena que só para mercados lá de fora.
O conjunto de suspensão do esportivo também foi aprimorado. O Golf R usa o conhecido e eficiente sistema 4Motion de tração integral, com sistema de vetorização de torque e controle adaptativo de suspensão - que antes era opcional e a partir de agora será de série (pelo menos lá fora).
São três modos de direção ("Comfort", "Sport" e "Race") - além de um quarto, que é personalizável, o "Individual". Mas, quando equipado com um pacote chamado "Performance", o hatch ainda promete oferecer os modos "Special" e "Drift", além de um terceiro (ou sétimo, do ponto de vista geral) menos divertido, o "Eco".
A brincadeira se resulta em números impressionantes para um carro tão tradicional como o Golf: zero a 100 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima de incríveis 270 km/h.
Na cabine, o carro passa a ter o sistema de entretenimento de última geração oferecido pela Volks lá fora - que, diga-se, não é o nosso bom e eficiente VW Play. Note pelas imagens que a tela é gigante e inclinada para o lado do motorista.
Chamado de "Digital Cockpit Pro", esse sistema oferece até sensor de aceleração e um cronômetro de voltas com medição feita pelo GPS nativo integrado.