"Este é o início de um novo capítulo para nossa marca. Acredito que Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls-Royce já produziu", afirmou Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars.
Foi dessa maneira que a fabricante inglesa revelou nesta terça-feira o Rolls-Royce Spectre, o primeiro carro 100% elétrico (EV) produzido em sua história.
"O carro elétrico é perfeitamente silencioso e limpo. Não há cheiro ou vibração. Eles devem se tornar muito úteis quando as estações de carregamento fixas puderem ser organizadas". Essa frase é de Charles Stewart Rolls, cofundador da Rolls-Royce. Sabe de quando? Do ano de 1900.
Voltemos no tempo.
Em 1900, o cofundador da marca profetizou um futuro elétrico para os automóveis reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa ao motor de combustão interna – desde que houvesse infraestrutura suficiente para isso.
Nesta semana, 122 anos depois, surge o Spectre, o primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico. E não é só isso: de acordo com a empresa, até 2030 todo o portfólio da marca será 100% elétrico.
A fabricante ousou até dizer que, com o Spectre, nasce uma nova classe de automóveis, chamada de Ultra-Luxury Electric Super Coupé - em tradução literal, o segmento de super cupês elétricos de ultra luxo.
Note que as palhetas da tradicional grade Pantheon agora são mais suaves, niveladas e projetadas para ajudar direcionar o ar ao redor da frente do carro.
Juntamente com a clássica estatueta Spirit of Ecstasy, que no Spectre tem design aerodinâmico, a grade torna o carro elétrico simplesmente o Rolls-Royce mais aerodinâmico já produzido.
Vale dizer que a grade é "suavemente" iluminada, com 22 LEDs na parte traseira de cada palheta.
A característica mais chamativa do design é o estilo cupê do modelo. As proporções, de acordo com a fabricante, exigiram que os designers usassem rodas com aros de 23 polegadas.
Por dentro, o modelo será vendido com as chamadas Starlight Doors, que incorporam 5.876 "estrelas" suavemente iluminadas no teto.
O Spectre é construído sobre uma arquitetura de alumínio totalmente nova e altamente flexível, feita e adaptada para carros elétricos. Segundo a Rolls-Royce, as seções de alumínio e a integração da bateria na estrutura do automóvel permitem que ele seja 30% mais rígido do que em qualquer modelo anterior já fabricado pela marca.
Também foi criado um canal para fiação e tubulação de controle climático entre a bateria e o piso, proporcionando um perfil de assoalho completamente liso - isso não apenas cria uma cabine mais envolvente, como também usa a bateria (que pesa 700 kg) como isolador acústico.
A suspensão, como em todo carro da Rolls-Royce, é adaptativa e integrada a uma série de sensores, que fazem a leitura da superfície para oferecer a marca registrada dos carros da empresa: o "passeio de tapete mágico".
Segundo a Rolls-Royce, os números finais de potência, aceleração e alcance ainda estão sendo refinados, pois o ajuste fino do Spectre está em fase final.
Mas dados preliminares mostram que o carro terá potência de 580 cv, torque de 91,2 kgf.m e autonomia estimada de até 416 quilômetros (ciclo EPA). A aceleração de 0 a 100 km/h deverá acontecer em 4,5 segundos.
Com muitos meses de testes e otimização pela frente, esses números estão sujeitos a alterações antes da confirmação oficial, que deve rolar na época do lançamento - previsto para o quarto trimestre de 2023.
Posicionado entre o Cullinam e o Phantom, o Rolls-Royce Spectre deverá custar a partir de US$ 413.500 (R$ 2,1 milhões na cotação atual, sem considerar impostos e taxas de importação).