E finalmente, depois de muita espera - recheada de incertezas, adiamentos e fotos de flagras -, a Royal Enfield apresentou oficialmente a Super Meteor 650. A moto surge no Salão de Milão e já cria expectativas no mercado brasileiro, onde deve chegar no ano que vem.
A Super Meteor 650 é uma espécie de irmã crescida da Meteor 350. Tem a mesma linguagem visual, com visual bem clássico e sem invencionices. Estão lá o farol redondo, o tanque em forma de gota, o banco com duas alturas e os espelhos cromados.
Até pequenos detalhes da Super Meteor 650, como o painel de instrumentos e os comutadores de luz, são iguais aos da Meteor 350. Nas primeiras imagens de divulgação, a moto aparece em duas configurações, a mais "pelada" Standard e a mais completinha Tourer, que tem para-brisa e encosto de garupa.
Serão duas configurações, mas com três versões para definir as opções de cores - Astral, com três opções, Interstellar, com duas, e Celestial, com outras duas. Mais ou menos como a própria Meteor 350 - que é vendida nas versões Fireball, Stellar e Supernova, cada uma com suas próprias opções de cores.
A diferença entre as "Meteors", claro, está no tamanho e no motor: enquanto a Meteor 350 é movida por um monocilíndrico de 350 cm³, a Super Meteor usa um dois cilindros em linha de 650 cm³.
Esse motor nós já conhecemos bem: é o mesmo das "twins" Interceptor e Continental GT, que são vendidas no Brasil e já se mostraram bastante confiáveis. Na calibragem para o mercado brasileiro - e para usar nossa gasolina misturada sabe Deus com o que -, o bicilíndrico injetado e refrigerado a ar e óleo rende 47 cv de potência a 7.250 rpm com torque de 5,4 kgf.m a 5250 rpm. Aliás, usar o mesmo motor de outros modelos facilita as logísticas industrial e de pós-venda.
A nova Super Meteor 650 certamente será vendida no mercado brasileiro e deverá chegar por aqui ainda no primeiro semestre de 2023. Apostamos que fará sucesso proporcional ao da irmã menor Meteor 350, modelo lançado em novembro de 2020 na Índia e que chegou ao Brasil sete meses depois, em julho de 2021 - e que, desde então, até pelo preço, é a custom mais vendida por aqui.
Outras especificações importantes da nova Super Meteor 650 são a suspensão dianteira com garfos invertidos, a iluminação full-LED, as rodas de liga leve com aros de 19 polegadas na frente e 16 polegadas atrás, os pneus sem câmara da marca Ceat, os freios a disco com ABS nas duas rodas (320 mm na frente e 300 mm atrás), o banco a 74 cm de do solo e o peso de 241 quilos em ordem de marcha.
Quanto a preços, claro que nada podemos afirmar por enquanto. Mas é seguro apostar que, no Brasil, a Super Meteor custará pouca coisa acima da Interceptor 650 - que hoje começa em R$ 28 mil. Esperamos ansiosamente - até porque tem Super Meteor 650 vermelha!