A Royal Enfield finalmente lançou oficialmente - ou seja, na Índia - a custom de média cilindrada SUper Meteor 650. O modelo foi apresentado no Salão de Milão, em novembro do ano passado, mas foi apenas uma primeira exibição. O lançamento, mesmo, aconteceu na manhã de hoje.
A novidade muito interessa ao mercado brasileiro: assim como a Scram 411 (uma versão da Himalayan) a Hunter 350 (uma "irmã" da Meteor 350 e da Classic 350), a Super Meteor 650 também está confirmada para o mercado brasileiro. Deve chegar no início do segundo semestre.
A Super Meteor 650 é uma espécie de irmã crescida da Meteor 350. Tem a mesma linguagem visual, com visual bem clássico e sem invencionices. Estão lá o farol redondo, o tanque em forma de gota, o banco com duas alturas e os espelhos cromados.
Até pequenos detalhes da Super Meteor 650, como o painel de instrumentos e os comutadores de luz, são iguais aos da Meteor 350. Ok, são coisas de logística industrial, mas essa custom média merecia detalhes mais caprichados - os da Meteor 350 parecem botões de fogão...
A moto surge em três versões. A mais barata é a Astral, cujo preço na Índia equivale, em conversão direta, a R$ 21.895. Acima dela está a intermediária Interstellar, de R$ 22.837. E a topo de linha é a Celestial, de R$ 23.778. O modelo também já tem preços para a Inglaterra e para a França.
Mais ou menos como a própria Meteor 350 - que é vendida nas versões Fireball, Stellar e Supernova, cada uma com suas próprias opções de cores.
A diferença entre as "Meteors", claro, está no tamanho e no motor: enquanto a Meteor 350 é movida por um monocilíndrico de 350 cm³, a Super Meteor usa um dois cilindros em linha de 650 cm³.
Esse motor nós já conhecemos bem: é o mesmo das "twins" Interceptor e Continental GT, que são vendidas no Brasil e já se mostraram bastante confiáveis. Na calibragem para o mercado brasileiro - e usando nossa gasolina misturada com tudo e mais um pouco -, o bicilíndrico injetado e refrigerado a ar e óleo rende 47 cv de potência a 7.250 rpm com torque de 5,4 kgf.m a 5250 rpm.
Aliás, usar o mesmo motor de outros modelos facilita as logísticas industrial e de pós-venda. Afinal, como agora a Royal Enfield tem linha de montagem em Manaus, a Super Meteor 350 também deverá passar por lá - a marca já anunciou que todos os modelos vendidos no mercado brasileiro serão montadas lá.
Outras especificações importantes da nova Super Meteor 650 são a suspensão dianteira com garfos invertidos, a iluminação full-LED, as rodas de liga leve com aros de 19 polegadas na frente e 16 polegadas atrás, os pneus sem câmara da marca Ceat, os freios a disco com ABS nas duas rodas (320 mm na frente e 300 mm atrás), o banco a 74 cm de do solo e o peso de 241 quilos em ordem de marcha.
Na prática, a Royal Enfield repetirá a estratégia usada com Meteor e Classic 350: entrou em um segmento onde não havia ninguém, e logo colheu bons frutos. A Meteor 350 foi lançada em julho de 2021 e, desde então, é a custom mais vendida do país. E a Classic, que tem apenas três meses de mercado, também já anota bons números.
A nova Super Meteor 650 tem tudo para fazer sucesso no mercado brasileiro. O segmento em que se encaixa é absolutamente carente de opções, e principalmente com preços acessíveis. No momento apenas Vulcan 650 S roda por ali, mas já está por mais de R$ 50 mil. A custom da Royal Enfield deverá chegar chegar na faixa dos R$ 32 mil a R$ 35 mil. Ou seja, pouco acima de Interceptor e Continental GT 650, que giram ali na faixa dos R$ 28 mil a R$ 30 mil
Esperamos ansiosamente - até porque tem Super Meteor 650 vermelha. 😎