Uma boa notícia para quem acabou de comprar uma moto da Royal Enfield no Brasil - ou pretende fazer isso em breve: a marca vai adotar, em breve, uma tabela de revisões com preço fixo para seus modelos. Ainda não há uma data definida, mas é coisa para os próximos meses.Esse tipo de expediente já é algo comum em algumas outras marcas - caso de Honda e Yamaha. Mas somente agora a Royal Enfield resolveu fazer o mesmo, motivada justamente por uma das reclamações frequentes de seus clientes: o alto custo das revisões e serviços nas concessionárias autorizadas. AS peças originais, contudo, continuarão com os precinhos atuais...
Exemplos já informados por internautas ao WM1 davam conta de gastos entre R$ 500 e R$ 800 para uma simples revisão em modelos como a Meteor 350 e a Interceptor 650 - na qual só se faz uma inspeção visual, se aperta uns parafusos e se troca óleo, filtro de óleo e dois o´rings.
Quando pensamos que uma revisão em uma Harley-Davidson 1.600 em uma autorizada da marca americana custa em torno de R$ 900, vemos que realmente esses valores nas concessionárias Royal Enfield estão um pouco fora da curva.
Além disso, informes davam conta de que os valores variavam de uma concessionária para outra. Isso acabava incomodando quem já é proprietário de uma moto da marca, e provavelmente afugentava potenciais compradores.
Agora, a RE quer botar ordem nesse salseiro e, sem dúvida, as revisões a preço fixo são uma ótima iniciativa. Além de reduzir custos, a medida permite que o proprietário saiba com antecedência quanto vai gastar com a moto no futuro. Por enquanto só foram revelados os valores para recém-lançada Classic 350.
Revisão de 500 km ou 45 dias - R$ 438,70
Revisão de 5.000 km ou seis meses - R$ 100,00
Revisão de 10.000 km ou 12 meses - R$ 483,70
Revisão de 15.000 km ou 18 meses - R$ 100,00
Revisão de 20.000 km ou 24 meses - R$ 558,70
Revisão de 25.000 km ou 30 meses - R$ 226,76
Revisão de 30.000 km ou 36 meses - R$ 543,70
Como podemos ver, a primeira revisão deve ser feita com 500 quilômetros rodados ou em um prazo de 45 dias, e as restantes são a cada 5.000 quilômetros ou seis meses. Com esse cálculo, as revisões a preço a fixo cobrem os 36 meses - três anos - de garantia da moto.
Ainda no caso da Classic 350, estão embutidos nesses valores a mão-de-obra, cujo custo vai de R$ 100 a R$ 300 - entre meia-hora e uma hora e meia de trabalho - e também os preços das peças, que especificamos aqui embaixo, separadamente, para facilitar a leitura:
Óleo do motor: R$ 67,70
Filtro de óleo: R$ 44
O´ring do filtro de óleo: R$ 20
O´ring do dreno de óleo: R$ 7
Filtro de ar: R$ 45
Vela: R$ 45
Filtro de combustível: R$ 6
Fluido de freio: R$ 26,76
Importante destacar que, na primeira revisão, são trocados óleo, filtro de óleo e os dois o´rings. Na terceira, esses itens e mais o filtro de ar. Na quinta, também a vela; e na sétima, também o filtro de combustível. Já na segunda e na quarta revisões, nada é trocado - é feita apenas uma inspeção visual com eventuais ajustes - e na sexta, a mesma coisa, mas com troca do fluido de freio.
Com a aplicação das revisões a preço fixo, a Royal Enfield estima que, em três anos, o proprietário vá gastar cerca de R$ 2.500 na Classic e na Meteor 350, e aproximadamente R$ 3.000 tanto na Himalayan 411 quanto nas "twins" Interceptor Continental GT 650. Isso tudo, claro, na teoria - salvo imprevistos com quebras de peças decorrentes de mau uso, acidentes e quedas.
A Royal Enfield tem, atualmente, 20 concessionários no Brasil. Os planos imediatos prevêem a abertura de mais cinco lojas até o meio do ano que vem, para totalizar 25 unidades a médio prazo.