Rodar com os pneus carecas ou danificados é considerado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) uma infração grave, com cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) - além da possibilidade de retenção do automóvel para regularização. Por isso, é importante saber a hora certa da troca de pneus.
Além das penalidades previstas em lei, utilizá-lo em condições inadequadas e fora da validade do pneu coloca você e quem estiver a bordo em risco, com comprometimento da dirigibilidade e menor aderência da borracha à pista. Por isso mesmo, destacamos aqui como avaliar quando chegou a hora de substituir o componente por um novo.
A principal dica é observar uma marcação chamada TWI (thread wear indicator, ou indicador de desgaste da banda de rodagem). O TWI é um ressalto de borracha posicionado de forma transversal no sulco do pneu, entre as saliências da banda de rodagem.
O ressalto tem, de acordo com a Bridgestone, ficar a 1,6 mm dessas saliências e, quando a banda atinge o mesmo nível dessa marcação, significa que o pneu está gasto e deve ser trocado.
Mesmo que o TWI aponte que a banda de rodagem ainda está em bom estado, outros fatores podem determinar quando trocar os pneus. A formação de bolhas e rasgos, sobretudo na parte lateral do pneu, pode comprometer a eficiência do componente. Leve o pneu a uma oficina de confiança para verificar se é o caso de substituição. Rasgados e perfurações na lateral geralmente "condenam" o pneu, comprometendo sua estrutura e impossibilitando o reparo.
Segundo a Bridgestone, o ideal é sempre trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, proporcionando que todos rodem nas mesmas condições. A troca do conjunto completo é recomendada quando os pneus apresentam desgaste uniforme. Se um par estiver mais desgastado, dá para substituir apenas os pneus de um eixo, sempre em dupla, para não desequilibrar o veículo.
Ao fazer a substituição, atente para colocar pneus de mesmas medidas e especificações das unidades gastas. Essas informações estão nas laterais do pneu, indicando se é radial ou diagonal, além de informar diâmetro, altura e largura, bem como índices de carga e velocidade. O código 175/70R13 82T, por exemplo, significa que o pneu tem 175 mm de largura da banda de rodagem e a altura corresponde a 70% dessa medida.
A letra "R", por sua vez, informa que o componente é radial, enquanto o numeral 13 diz que o pneu tem 13 polegadas de diâmetro. A dezena 82, por sua vez, informa o índice de carga (no caso, 475 kg por unidade) e a letra T aponta o índice de velocidade - até 190 km/h com carga máxima.
Além disso, outra informação que muitas pessoas não sabem é que os pneus têm validade, por isso é importante se atentar à data de fabricação do pneu, pois ele dura, no máximo, cinco anos após esse período. Na lateral, você consegue observar a sigla "DOT" de Department of Transportation e próximo tem uma marcação com quatro dígitos que indica as datas.
Um exemplo na prática para você saber quando devemos trocar os pneus: se estiver escrito a sigla "DOT - 1320" significa que ele teve fabricação na 13ª semana no ano de 2020. Ou seja, quando chegar em 2025 a troca deve ser feita, independentemente de quantos km dura um pneu.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade