O ABS é um importante item de segurança que é obrigatório nos carros fabricados a partir de 2014. Ele evita o travamento das rodas e faz com que a frenagem seja mais eficiente, necessitando de menor distância para parar o veículo e permitindo que sejam feitas manobras evasivas ao mesmo tempo em que se afunda o pé no freio.
Só que o ABS só é acionado quando o motorista pressiona o pedal do freio com força máxima, e nem sempre o motorista reage dessa maneira, pois o tremor do pedal pode assustar. E aí que entra outra sigla importante: BAS.
Do inglês, Brake Assist System, que significa sistema de assistência à frenagem. A principal função desse item é extrair o máximo do ABS, garantindo alta pressurização do sistema hidráulico, mesmo que o condutor não aperte o pedal com a força necessária.
Mas quando o BAS sabe que é para entrar em ação? Graças a um dispositivo que detecta a velocidade de deslocamento do pedal do freio, há liberação imediada do vácuo na unidade do ABS e o cilindro mestre é acionado com força suficiente para proporcionar uma frenagem de emergência com segurança. E o BAS é composto por:
- Válvula liberadora de pressão instalada no Booster (unidade de vácuo);
- Módulo de controle, que processa as informações vindas dos sensores, fazendo com que a válvula atue.
Outros nomes
Cada montadora tem o seu jeito peculiar de nomear o BAS, mas ele tem a mesma função. Ele pode aparecer como: AFU (Auxílio de Frenagem de Urgência) e BA (Brake Assistance).