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Salão de Frankfurt muda muito... e está em Munique

Uma das principais feiras automotivas mundiais troca de cidade, tem foco em mobilidade e invasão de carros elétricos

por Fernando Miragaya

Carros elétricos já faziam cada vez mais parte da rotina dos salões automotivos. Modelos EVs, híbridos e movidos a hidrogênio se tornaram maioria nos eventos. Veio a pandemia, as tradicionais mostras foram canceladas e a importância da mobilidade ficou mais em evidência. Não surpreende que o Salão de Frankfurt (quer dizer, de Munique!), que começa no próximo dia 7 de setembro, tenha mudado radicalmente.
A começar pelo nome. Agora é IAA Mobility (a sigla significa Internationale Automobil-Ausstellung), para marcar terreno de que o carro é mais um modal dentro das estratégias de locomoção da sociedade. É claro que muitos fabricantes não comeram mosca, e há tempos colocam a mobilidade na pauta, e os automóveis que estarão no Salão de Frankfurt (desculpe, Munique!) refletem bem este movimento.
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Os veículos elétricos serão os protagonistas deste contexto, em especial os das chamadas marcas premium. Em seu quintal, os fabricantes alemães, obviamente, puxam o bonde. Só a Mercedes-Benz promete lançar seis modelos no IAA 2021, sendo que três serão elétricos e um, híbrido.

A expectativa é que a montadora mostre em Munique o EQE, o sedã-cupê elétrico médio-grande baseado no Classe E e com pegada esportiva. O modelo deverá ter duas versões, a inicial com o mesmo conjunto do EQS: 333 cv, 58 kgf.m, 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e uma autonomia de surpreendentes 780 km.
A marca da estrela de três pontas ainda vai levar para o Salão de Munique outros quatro modelos politicamente corretos. É aguardado o primeiro AMG 100% elétrico - além de um híbrido da divisão de alta performance do grupo Daimler. Assim como a gama Mercedes-Maybach deve também debutar o seu veículo exclusivamente na tomada em forma de carro-conceito.

Bolha de hidrogênio


O Grupo BMW não fará muito diferente. A marca bávara vai expor nos seus domínios o iX5 movido a hidrogênio. Além disso, é aguardado o conceito de um sedã que indicará como será a próxima geração do Série 7. O modelo, a propósito, usará uma nova plataforma exclusiva para motores elétricos e híbridos.
Nem mesmo a Mini, que faz parte do grupo alemã, sairá das diretrizes. A marca britânica também terá seu conceito movido a hidrogênio em Munique: a Vision Urbanaut, uma minivan em forma de bolha que lembra um carrinho futurista de desenho animado.

A Audi acaba de dar uma prévia do Grandsphere, um sedãzão-conceito de luxo com 5,35 metros de comprimento. O modelo tem Nível 4 de condução autônoma e, quando não precisa do motorista, volantes e pedais ficam escamoteáveis para transformar a cabine em um "lounge de primeira classe", de acordo com a marca.
A Volkswagen vai aproveitar o evento para apresentar o ID.5 GTX. É o primeiro SUV baseado na plataforma MEB (Matriz Modular de Propulsão Elétrica). Trata-se do primeiro SUV cupê da marca alemã com propulsão totalmente elétrica. E o modelo, totalmente conectado, poderá receber atualizações de software remotamente.

'Forasteiras' na tomada


Diversas outras marcas também vão dar o ar da graça no IAA Mobility 2021 com modelos plugados. A estrela do estande da Renault será o Megane-e Tech, a variante crossover e EV do seu modelo médio já bem próxima do modelo de produção - o carro deve ser lançado no ano que vem. A francesa ainda deve mostrar o conceito Renault 5, hatch elétrico com desenho retrô.
Teremos também alguns modelos mais familiarizados com o mercado brasileiro, porém sempre em variantes eletrificadas. É o caso da Kia, que vai fazer, em Munique, a apresentação oficial da versão híbrida plug-in da nova geração do Sportage (que chegará em breve ao Brasil), além do elétrico EV6. Já o Mustang Mach-E, SUV elétrico que a Ford trará para o Brasil em 2022, aparecerá no salão alemão em sua versão GT.

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