O Salão do Automóvel de Frankfurt não teve uma grande estrela, mas foi marcado pela apresentação de diversos modelos elétricos. As estreias reuniram modelos desde o clássico Fusca com motor de e-Up! até o primeiro elétrico da Porsche, o Taycan.
Aproveitamos esse destaque para listar as principais novidades nesse mundo de elétricos.
O primeiro elétrico da família ID não é o primeiro da Volkswagen, mas coloca a marca de vez nessa nova era. São três opções de baterias: 45 kWh, 58 kWh ou 77 kWh. Isso representa três níveis de autonomia: 330, 420 e 550 quilômetros, respectivamente. O que não muda são os 204 cv de potência. A tração é traseira. Segundo a Volks, em 30 minutos com a recarga rápida, o ID.3 roda 290 km. A garantia é de oito anos ou 160 mil km.
O Honda E é o primeiro elétrico da história da marca japonesa. A proposta é ser a melhor opção de carro urbano na Europa. Para isso, conta com motor elétrico de 136 cv e 32,1 kgfm, mais do que suficiente para andar na cidade. Além disso, o E tem sistema de carregamento rápido: apenas 30 minutos são suficientes para recarregar 80% da capacidade. Apesar disso, a autonomia é de apenas 220 km.
Quem diria que até mesmo a Porsche, conhecida pelos esportivos, entraria nesse mundo? Pois bem, a empresa lançou o Taycan com duas potências: 680 cv ou 761 cv. Segundo a marca alemã, o Taycan Turbo é capaz de fazer o 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, enquanto o Turbo S cumpre o mesmo em 2,8 s. A autonomia é de até 450 km.
Outro carro apresentado oficialmente em Frankfurt foi o primeiro Mini elétrico da história. Graças ao motor desenvolvido pelo grupo BMW, capaz de entregar 186 cv e 27,5 kgf.m de torque, o Mini oferece desempenho similar ao Cooper S, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada em 150 km/h. A autonomia é de 200 km.
O clássico recebeu o motor do e-Up!, ou seja: propulsor elétrico com 82 cv e baterias de 36,8 kWh garantem autonomia superior a 200 km. O modelo faz de 0 a 50 km/h em menos de 4 segundos e chega aos 80 km/h em 8 segundos. A criação foi feita em parceria com a eClassics e custa entre 39,9 mil euros (cerca de R$ 178 mil) e 99,9 mil euros (R$ 447,5 mil na conversão direta).