O Salão do Automóvel de Tóquio deste ano foi cancelado e se juntou a uma série de outros eventos que não aconteceram em 2020, como os Salões de Nova York, Genebra, Paris, Detroit e Pequim, mas nada disso impediu que o Salão de Xangai 2021 acontecesse. E acontece esta semana na gigante cidade chinesa. O material abaixo é dos nossos parceiros australianos do Motoring.
Como já era de se esperar, o primeiro grande Salão do Automóvel que acontece com apresentações presenciais desde 2019 hospedou sua gama usual de carros e conceitos estranhos - mas também maravilhas de muitos fabricantes de automóveis estabelecidos, como o novo Audi A6 e-tron, Ford Evos, Genesis G80 EV, Honda SUV e: Prototype, Mercedes-Benz EQB, Toyota bZ4X e VW ID.6, entre outros.
A 19ª edição do Salão foi palco do nascimento de novas marcas de automóveis, como a Arcfox da BAIC, a Hengchi de Evergrande, uma chamada Free de Dongfeng, a Wuling Fighting da SAIC-GM e, por fim, a Baojun Valli. A lista na real está longe de terminar, mas resolvemos resumir nesta reportagem uma infinidade de criações malucas para o mercado chinês que fizeram sua estreia este ano.
Abaixo, portanto, temos alguns dos carros chineses com designs malucos e imitações de automóveis conceituados. Algum deles faria sucesso em nosso mercado?
Conhecido como "Gato punk", esta é uma reencarnação desenvergonhada do Fusca original, feito pela marca chinesa de carros elétricos "GWM Now". E o carro é tecnológico: vem adornado por faróis e lanternas de LED e tem obviamente motor elétrico, embora não especificado.
Segundo a marca que o apresentou, o modelo é voltado especificamente para as mulheres ou compradores do sexo feminino devido ao painel pintado de rosa, verde e dourado, adornado com flores - embora isso não represente orientação sexual alguma, ao nosso ver.
Este parece um cruzamento entre o Batmóvel e um Maybach - carro de alto luxo da Mercedes-Benz. É enfeitado com gráficos em forma de teia de aranha e vem do fabricante de automóveis mais antigo da China, Hongqi.
O show car, todo preto, tem apenas três assentos - um na frente e dois atrás - e um lustre pendurado no teto, mas não há volante, já que sua promessa é ser totalmente autônomo.
[caption id="attachment_731942" align="alignnone" width="730"]
" width="1900" height="600" data-type="foto_quadrada" srcMobile="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2021/04/23163804/Conceito-L-no-Salão-de-Xangai-2021-730x410.jpg" class="fixedimage size-foto_quadrada wp-image-731942" src="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2021/04/23163804/Conceito-L-no-Salão-de-Xangai-2021.jpg"/> Hongqi L Concept tem proposta de ser autônomo, por isso não tem volante[/caption]
Esse não é tão estranho. À primeira vista, este novo SUV da Geely parece bastante um Volvo - o que talvez não seja surpresa, já que a gigante chinesa é dona da montadora sueca. Mas, em uma inspeção mais próxima, também há elementos de design da Genesis, Audi e Volkswagen.
Equipado com capacidade de direção autônoma de nível 2 e sistema de manobrista automatizado não tripulado, o Geely Xingyue L tem tração nas quatro rodas e é movido por um motor turbo de quatro cilindros. A marca afirma que ele será lançado na China nas próximas semanas, antes de ser exportado para outros mercados no futuro próximo. Será que vem para cá?
Muito parecido com um smart cabrio, esta é nova versão conversível do carro elétrico urbano da Hongguang, que, veja só, se chama Mini. Inicialmente disponível apenas na China, programado para 2022, o compacto tem dois lugares e muito charme. Ou não.
Revelado pela gigante estatal SAIC - a mesma empresa que é dona da MG Motor e da LDV - o Roewe Jing é um dos SUVs conceito mais malucos que vimos. Seu nome, Jing, se traduz em baleia, um tema claramente presente em todo o design, desde a enorme grelha cortada verticalmente à sua silhueta inclinada, inclusive a linha do teto que se estreita até ao spoiler da tampa do porta-malas.
Não dá para negar que o carro não se assemelha ao animal marinho. Mas também é um SUV-cupê e tem promessa de ser bastante tecnológico. Até o momento, não há detalhes sobre qual motor equipará o utilitário, mas fontes sugerem um sistema híbrido plug-in ou até mesmo motor a combustão interna convencional, em oposição a uma configuração totalmente elétrica.
O modelo deve chegar às ruas chinesas ainda este ano, com versões de produção consideradas muito semelhantes ao conceito que está em exibição em Xangai. E você, gostou?