Você já ouviu falar no Volkswagen Scirocco? O cupê esportivo derivado do Golf foi lançado pela primeira vez no Salão de Genebra de 1974, "assinado" pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, mas nunca foi vendido oficialmente no mercado brasileiro.
Em sua segunda geração, o Scirocco tinha a mesma mecânica do VW Golf GTI alemão. Ou seja, motor quatro cilindros 2.0 turbo de 200 cv e as mesmas opções de transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem (DSG), ambas com seis marchas. A automatizada tinha botão "Sport", para esticar as marchas. Segundo divulgado pela marca, o carro acelerava de zero a 100 km/h sete segundos.
Além disso, o cupê esportivo derivado do Golf tinha centro de gravidade mais baixo e, como opcional, controle eletrônico da suspensão. Apesar dos números e especificações interessantes, o Scirocco não vendeu tanto quanto a VW esperava, lá na Europa.
Para o Brasil, vieram apenas algumas unidades por meio de importação independente. Curiosamente, tanto lá na Europa como aqui no Brasil, o modelo acabou virando "cult" - e aqui, uma raridade.
Existe um exemplar à venda no Brasil, conforme anúncio na Webmotors, por R$ 550 mil. O carro em questão é de 2012, tem apenas 22.719 quilômetros rodados e está na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. O Volkswagen Scirocco R anunciado tem motor 2.0 R TSI 16V de 265 cv de potência máxima.
O carro tem ainda teto solar elétrico, rodas 19 com pneus Yokohama, bancos em couro, ar-condicionado digital, faróis xênon com acendimento automático, sensor de chuva, controle de tração, airbag duplo, freios ABS, paddle-shift e volante multifuncional.
A primeira geração do cupê esportivo derivado do Volkswagen Golf foi produzida de 1974 a 1992 (com uma reestilização no meio, em 1982). Já a segunda geração saiu das linhas de montagem entre 2008 e 2017.
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