Sem semicondutores, produção de Onix e Civic para

Modelos tiveram suas fabricações paralisadas temporariamente em decorrência da falta mundial da matéria prima

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Sem semicondutores, produção de Onix e Civic para
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Civic e Onix, além do Onix Plus, tiveram suas produções interrompidas no Brasil por causa da falta de chips semicondutores. A GM paralisa as operações em Gravataí (RS) e dá férias coletivas para os 2 mil funcionários da fábrica até abril. Já a Honda faz o mesmo com seus colaboradores de Sumaré (SP) e para a linha de montagem do sedã médio por 10 dias.

Em comunicado de imprensa, o fabricante japonês confirma a parada temporária, e aponta que a pandemia do novo coronavírus impactou as cadeias globais de suprimento, o que ocasionou um "desequilíbrio entre oferta e demanda de semicondutores". A GM, por sua vez, não confirmou a paralisação. Quem revelou os planos foi Valcir Ascari, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, ao site Automotive Business.

GM dará férias coletivas aos seus funcionários da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A escassez de semicondutores tem feito com que montadoras ao redor do mundo tenham de adaptar suas operações. A indústria automobilística, "última na fila" no recebimento destas matérias primas, sofreu com o aumento considerável na venda de computadores, smartphones, videogames e outros gadgets durante a pandemia. Além disso, os lockdowns afetaram a produção de chips em países como China e Taiwan.

O problema de abastecimento ficou ainda mais acentuado quando a indústria automobilística voltou a retomar o ritmo de antes da pandemia. O aumento da demanda por semicondutores foi de encontro à escassez de oferta. Isso fez com que as montadoras tivessem de segurar a produção.

Além das fábricas no Brasil, empresas tiveram de paralisar unidades localizadas em outros países. GM e Ford, por exemplo, o fizeram na América do Norte. A Honda teve de fazer o mesmo em sua planta de Suzuka, no Japão.

Comentários
Wid badge