Os utilitários Seres SF5 e Seres 3 foram finalmente exibidos em solo brasileiro. Prometidos para o nosso mercado desde o ano passado, quando inclusive algumas unidades vieram para testes de rodagem, ambos estrearam no Intersolar South America, evento realizado em São Paulo (SP).
Os dois modelos serão vendidos por aqui por uma subsidiária da própria marca chinesa, e não por um representante como inicialmente havia sido divulgado - que seria a Osten Fleet, que trabalha com marcas de luxo e já trouxe alguns Tesla para o Brasil.
Segundo o site Automotive Business, as vendas dos SUVs elétricos das Seres devem começam ainda este ano. Os preços, claro, ainda não foram revelados.
O SF5 é o maior: tem 4,70 m de comprimento e 2,87 m de entre-eixos. Tem opções com dois ou quatro motores elétricos, e também um motor 1.5 litro a gasolina cuja função é apenas ser gerador de energia para as baterias, funcionando assim como uma espécie de "extensor de autonomia".
A versão com dois motores elétricos no eixo traseiro tem 347 cv de potência e 53 kgf.m de torque, enquanto a que tem quatro motores elétricos e tração integral dispõe de 550 cv e 83,6 kgfm. Segundo a Seres, o carro pode ter autonomia de 700 a 1.000 quilômetros com o gerador, dependendo da versão.
O recheio é farto: o SF5 tem painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, tela multimídia de 17 polegadas com software Huawei, ar-condicionado, som com 11 alto-falantes e cabine com iluminação personalizável por LEDs. A condução autônoma a bordo tem nível 2, com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, entre outras funções.
O Seres 3 é menor e mais barato. Alimentado por uma bateria de 53 kWh, seu motor elétrico rende 120 kW (163 cv) e 30,6 kgf.m e proporciona autonomia de 300 quilômetros no ciclo WLPT. A recarga em corrente alternada com carregador de 7 kW demora 7 horas e 30 minutos. Em uma estação rápida de 50 kW, recupera de 20% a 80% da carga em 38 minutos.
Os dois modelos da Seres são produzidos nos Estados Unidos, mas os conjuntos motrizes e o sistema operacional são da Huawei chinesa.