O acordo, celebrado em Shenzhen, na China, prevê iniciativas como a construção de hubs de recarga elétrica com solução Shell Recharge em oito capitais nos próximos três anos. A implementação começará já este ano nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA).
A parceria deverá ampliar a rede pública de carregadores elétricos nestas cidades, com energia 100% limpa e renovável. Serão instalados cerca de 600 novos pontos de recarga DC, somando mais 18 Megawatts de potência instalada para recarregar veículos elétricos em âmbito nacional. A parceria inclui a colaboração com a Tupinambá, uma plataforma de gerenciamento digital para os usuários de carros elétricos.
Por meio do programa Shell Recharge, a Raízen Power quer liderar o mercado de eletromobilidade, atingindo cerca de 25% de market share no segmento. Além disso, a marca pretende atingir 10% de participação no mercado livre de energia e aumentar significativamente os seus projetos de geração distribuída - duas soluções de comercialização de energia limpa que proporcionam economia nas faturas para consumidores residenciais, comerciais e grandes negócios.
A Raízen Power é licenciada da marca Shell e já tem uma rede com quase oito mil postos no Brasil, na Argentina e no Paraguai. Para a BYD, a parceria também é estratégica para o desenvolvimento e a implementação de equipamentos de recarga e soluções de bateria da própria marca. Os consumidores da BYD também terão descontos na recarga nos hubs localizados nas oito cidades.
Essa nova parceria no Brasil baseia-se em um acordo de cooperação estratégica assinado pela Shell e BYD em 2022 para investir na aceleração da transição energética e melhorar a experiência de recarga para os clientes de veículos elétricos e híbridos plug-in da BYD no mundo. A atuação conjunta de Shell e BYD começou na China e na Europa.
István Kapitány, Vice-Presidente Executivo Global de Mobilidade da Shell, afirmou que "nenhuma empresa pode impulsionar a mobilidade elétrica sozinha. Isso exigirá uma colaboração sem precedentes entre a indústria, o governo e os clientes".
A Shell tem uma das maiores redes de carregamento de veículos elétricos do mundo, com cerca de 55 mil pontos públicos de recarga em mais de 30 países, e espera chegar a aproximadamente 70 mil pontos até 2025.
Em setembro de 2023, a Shenzhen Shell e a BYD Electric Vehicle A Investment Company Limited – uma joint venture entre a Shell e a BYD – inauguraram a maior estação de carregamento de veículos elétricos da Shell no mundo, localizada em Shenzhen, China, com 258 carregadores rápidos.
VÍDEO RELACIONADO