Shineray SHI 175 é lançada no Brasil

Com 14 cv de potência, modelo custa R$ 13.990 e vai brigar com Honda NXR 160 Bros, Yamaha XTZ 150 e Haojue NK 150

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Roberto Dutra
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A Shineray dá mais um passo em sua bem planejada estratégia de expansão no mercado brasileiro e lança mais uma moto de baixa cilindrada. Agora, é a vez da Shineray SHI 175, uma trail que vai tentar roubar compradores de Honda NXR 160, Yamaha XTZ 150 Crosser e Haojue NK 150.

Shineray Shi 175 (2)
O visual da SHI 175 é interessante: tanque esculpido, abas laterais, para-brisa e para-lama dianteiro alto
Crédito: Divulgação
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O preço é competitivo: R$ 13.990 (+ frete e impostos de acordo a região). Fica abaixo dos R$ 17.100 cobrados pela Bros, dos R$ 18.790 pedidos pela Crosser e dos R$ 17.697 da NK 150. O visual também compete bem, com pinta de trail maior.

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A nova Shineray tem detalhes interessantes, como o tanque esculpido com abas laterais, o banco em duas alturas e o para-lama dianteiro distante do pneu. A moto ainda tem um pequeno para-brisa, sanfonas de proteção nos garfos da suspensão dianteira, bagageiro e escape bem alto.

Lá na frente, o farol é duplo e assimétrico, o que inevitavelmente remete ao de várias BMW. A iluminação da moto é toda com LEDs, o que representa um diferencial em comparação às rivais. Enfim, a SHI 175 tem um conjunto bem convincente!

Shineray Shi 175 (5)
Duplo e assimétrico, o farol lembra os de várias motos da BMW., A iluminação é toda com LEDs
Crédito: Divulgação
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No entanto, o motor com capacidade cúbica maior que os das rivais não se traduz em alguma superioridade: monocilíndrico e injetado, rende 14,2 cv de potência máxima a 8.00 rpm e torque de 1,4 kgf.m a 6.500 rpm - na mesma faixa das concorrentes. Mas pelo menos tem partida elétrica e por pedal - nas outras, só elétrica.

Segundo a fabricante, a velocidade máxima da SHI 175 é de 112 km/h. Modesta, mas dentro dos padrões do segmento. Aliás, o painel é bem simples e tem aspecto meio datado: com grafismos um tanto coloridos, tem dois relógios analógicos - conta-giros e velocímetros e as luzes-espia de praxe.

Painel Shi 175 (3)
O painel é simplezinho e com visual antigo: conta-giros e velocímetro analógicos, e as luzes-espia de praxe
Crédito: Divulgação
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As outras especificações da moto também são triviais: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente, freios a disco na frente e atrás com CBS - a Crosser continua a única do segmento com ABS na frente -, pneus de uso misto 100/90 R19 na frente e 110/90 R18 atrás e tanque para 15 litros de combustível .

Roda Shi 175 (4)
A Shineray SHI 175 tem freios a disco na frente e atrás, mas a assistência é de CBS
Crédito: Divulgação
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A Shineray SHI 175 tem 2,08m de comprimento, 86 cm de largura, 1,27 m de altura e 1,36m de entre-eixos . O banco está a 84,5 cm de altura do solo, o peso a seco é de 137,4 quilos e capacidade de carga é de 150 quilos

A moto será vendida em duas combinações de cores, vermelha com preta e preta com detalhes em cinza chumbo. Para quem não lembra, a Shineray vem "comendo pelas beiradas" e já é a terceira marca mais vendida do país, atrás apenas de Honda e Yamaha. De janeiro a setembro, emplacou 16.240 unidades em todo o país. A marca também tem um dos maiores lineups de modelos entre as marcas presentes no país - são 25 modelos, entre elétricos e a combustão.

A SHI 175, aliás, tem função estratégica nos planos da marca: impulsionar as vendas no estado de São Paulo - onde a marca quer aumentar seu share dos atuais 2% para 5%. Também com esse objetivo, a Shineray acaba de inaugurar sua quarta loja "de fábrica" por lá - fica na Avenida Dom Pedro II nº 308, bairro Jardim, em Santo André.

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