Ter uma Ferrari na garagem já é um privilégio para poucos. Alguns endinheirados, no entanto, querem mais. Querem ter um modelo único no mundo e produzido de acordo com suas preferências pessoais. Então eles recorrem ao departamento de Projetos Especiais da marca italiana que torna realidade os pedidos por uma generosa quantia de dinheiro. Veja alguns modelos!
Um Ferrari única e dourada. Esse foi o pedido de John Walson, inventor da TV a cabo, à fabricante italiana em 2008. O desenvolvimento do modelo durou mais de um ano e o resultado foi a P540 Superfast Aperta, baseada na 599 GTB Fiorano. O design e a cor podem ser diferentes, mas sob o capô está o V12 6.0 aspirado de 620 cv e quase 62 kgf.m de torque. Devido à remoção do teto, os engenheiros tiveram que reforçar a estrutura da P540. Isso adicionou 20 kg a mais frente a 599.
Cantor, compositor, guitarrista, milionário e fã da Ferrari. Para celebrar sua paixão pela marca italiana, Eric Clapton encomendou em 2012 um projeto único. Baseada na 458 Italia, nascia a SP 12 EC. Clapton queria que sua Ferrari única no mundo tivesse traços de modelos antigos com a 365 GTB4, além da Berlinetta Boxer 12 e 512i. Ela vem equipada com o V8 4.5 litros naturalmente aspirado com 578 cv e 55 kgf.m de torque.
Geladeira? Móveis? Eletrodomésticos? Nada disso. Luca di Montezemolo, ex-CEO da Ferrari, se casou em 2000. E o presente? Uma Ferrari única no mundo: uma 360 Barchetta. O esportivo de dois lugares usa a 360 Spider como inspiração e foi o presente de Gianni Agnelli, empresário e acionista da Fiat, ao executivo que dedicou 23 anos de sua vida ao cavallino rampante. Barchetta, em italiano, significa pequeno barc0 e é um termo usado pelos fabricantes de automóveis italianos para carros esportivos conversíveis. A cor externa se chama cinza Nurburgring. O motor era o mesmo V8 3.6 aspirado de 400 cv da 360 convencional.
Aparentemente um milionário japonês apreciava as Ferrari California e FF. E por que não juntar as duas em um carro só? Em 2014, surgia a FFX Coupé. Ela tem como base a Ferrari Four, mas o visual foi amplamente modificado, como os pilares verticais nos para-choques dianteiro e traseiro. As colunas foram pintadas na cor branca, assim como o spoiler.
O mais recente projeto especial da Ferrari é a SP38, apresentada em maio deste ano. O ponto de partida foi a 488 GTB, mas as profundas modificações não as deixam nada parecidas com o modelo original. O cliente misterioso dono da SP38 tinha grande admiração pela F40 e os designers quiseram colocar alguns traços do icônico superesportivo. A tampa de vidro do motor foi substituída por uma cobertura fechada, mas com três lâminas para dissipar o calor produzido pelo motor V.8 3.9 biturbo de 670 cv. Esse igual ao da 488 GTB. O spoiler também remete é uma releitura moderna do encontrada na F40.