Sony mostra SUV elétrico de 7 lugares na CES 2022

Gigante japonês cria empresa de mobilidade durante a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA)

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Sony mostra SUV elétrico de 7 lugares na CES 2022
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Sony aproveita a International Consumer Electronics Show (CES 2022) para mostrar sua "visão" de mobilidade quase ao pé da letra. Além de apresentar uma nova versão do sedã Vision, o conglomerado japonês também mostrou, no salão de tecnologia que acontece em Las Vegas (EUA), o Vision-S 02, um SUV de 7 lugares, também totalmente elétrico.

Sony

A empresa, contudo, ainda não fala em venda de nenhum dos dois carros elétricos. Assim como na primeira aparição do Vision, na CES de 2020, os EVs são tratados - oficialmente - como plataforma para testes com tecnologias de imagem e sensoriamento, interface homem-máquina e conectividade 5G.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Porém, a empresa acaba de anunciar, durante a apresentação dos dois veículos elétricos na própria CES 2022, a criação da Sony Mobility Inc. A nova divisão da companhia terá a função de estudar a viabilidade comercial dos seus EVs.

"A empolgação que recebemos após o anúncio do Vision-S nos encorajou a considerar ainda mais como podemos trazer criatividade e tecnologia para mudar a experiência de se deslocar de um lugar para outro", afirmou Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, durante a CES 2022.

Como é o SUV elétrico da Sony?

De acordo com a Sony, o Vision-S 02 tem 4,89 metros de comprimento - é pouco maior que um Toyota SW4, por exemplo. Só que com 1,93 m de largura e mais baixo, 1,65 m de altura - resultado de um vão livre do solo de apenas 15 cm.

Chama a atenção o generoso entre-eixos com mais de 3 metros. O bicho também é pesado, como a maioria dos elétricos: são 2.480 kg. A suspensão é pneumática com ajustes automáticos e o teto de vidro é panorâmico.

Na cabine, o painel é todo ocupado por três telas. Há ainda displays para os passageiros da segunda fila de bancos. O SUV elétrico da Sony tem Nível 2 de condução autônoma.

Painel do SUV elétrico da Sony traz três telas que ocupam todo o tablier
Crédito: Divulgação
toggle button

Assim como o sedã Vision, são dois motores elétricos, um em cada eixo. Eles fornecem potência equivalente a 272 cv para as quatro rodas. Desta forma, o SUV atinge a velocidade final de 180 km/h, enquanto o sedã tem máxima de 238 km/h.

PlayStation a bordo

Sony Vision-S 02 tem teto panorâmico de vidro e um entre-eixos com mais de 3 metros
Crédito: Divulgação
toggle button

Tanto o sedã como o SUV elétricos da Sony também terão aquela dose bacana de tecnologia. Além dos itens de auxílio ao motorista, a empresa diz que os carros se valem de sensores do tipo Time-of-Flight (ToF) para monitorar motorista e passageiros e reconhecer gestos intuitivos e comandos de voz que são aprimorados por meio de Inteligência Artificial.

A Sony garante que os alto-falantes nos bancos criam um "campo sonoro tridimensional" e uma "experiência musical envolvente". Além disso, os carros dispõem do serviço de vídeo digital Bravia Core e dos jogos do PlayStation, que podem ser acessados pela nuvem ou por meio de conexão remota com o console do game que estiver na residência do usuário.

A Sony não confirma a produção dos carros elétricos, mas vale destacar que os EVs foram desenvolvidos em parceria com a austríaca Magna-Steyr. O fabricante, por sua vez, licencia sua arquitetura EV para a Fisker e tem capacidade de fabricação significativa.

Sedã Vision S, agora 01, foi aprimorado e usa o mesmo conjunto elétrico do SUV
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários