São Paulo é o estado campeão na emissão de CNHs eletrônicas no país. O estado, que também concentra a maior frota de automóveis do pais, responde por 20% do total dos documentos digitais já emitidos. A CNH-e, versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, já está disponível em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, desde abril deste ano. O Rio de Janeiro foi a última unidade da federação a aderir, enquanto Goiás foi a primeira, tendo começado a emitir o documento eletrônico em outubro de 2017. Os estados tinham até o dia 2 de julho para aderirem à nova tecnologia, de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

De acordo com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), estatal responsável pela implantação da CNH-e em todo o território nacional, até o dia 16 de julho já tinham sido emitidas 251.755 unidades da habilitação digital. Veja aqui como solicitar o documento virtual e baixar no seu celular.
Ainda é pouco na comparação com o total de CNHs físicas já emitidas no país: apenas 0,36%, aproximadamente, segundo o Denatran. Comparando com as habilitações de papel que já têm o QR Code, requisito para solicitar o documento eletrônico, o percentual sobe para 1,3%, informa o órgão. Vale destacar que se trata de uma novidade, ainda falta difundir mais as informações e muitos condutores estão esperando o documento vencer para solicitar o digital na renovação.
Desde maio do ano passado, as novas habilitações físicas e as renovações do documento são emitidas com o QR Code impresso no verso (foto acima), que é um código eletrônico de segurança para verificar sua autenticidade. Apenas essas CNHs mais recentes permitem ao cidadão pedir a versão digital.
Abaixo, você confere o ranking por estado de unidades já emitidas da CNH-e. São Paulo, a unidade da federação mais populosa do Brasil, lidera com 50.840 documentos digitais ou 20,19% do total no país, seguido pelo Rio Grande do Sul (49.033 ou 19,48%) e depois por Goiás (28.134 ou 11,18%).
Ranking de emissões da CNH-e
Fonte: Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Informações referentes ao dia 16/07/2018



Email enviado com sucesso!