A SsangYong é uma fabricante sul-coreana de automóveis. Emplacou alguns carros por aqui, como os SUVs Actyon, Kyron, Korando e Rexton e a picape Actyon Sports.
Em 2021, assumiu processo de falência na Coreia até ser comprada por um fundo de investimentos da KG Group, em setembro de 2022. E mudou de nome: agora se chama KG Mobility.
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SsangYong agora é KG Mobility
A causa da mudança vem de uma "imagem dolorosa" causada pela empresa ao longo dos últimos anos. E quem disse isso foi Kwak Jea-sun, o próprio chairman do KG Group."O nome SsangYong Motor tem um clube de fãs com boas memórias, mas também tem uma imagem dolorosa", afirmou o executivo.
"A partir de agora, todos os carros da SsangYong virão ao mundo com o nome da KG. Mesmo com a mudança, a história da fabricante não mudará e as condições serão as mesmas", completou o CEO, em entrevista a jornalistas em Seul concedida recentemente.
SsangYong já foi Dong-A Motor
A fabricante nasceu em 1954 com o nome de Dong-A Motor e só adotou oficialmente o SsangYong em 1988, quando foi comprada por um grupo chamado... SsangYong.No final dos anos 1990, firmou parcerias com a Mercedes-Benz para troca de tecnologias - para quem lembra, os motores dos carros da empresa sul-coreana eram feitos pelos alemães.
Em 1997, foi comprada pela Daewoo. Já em 2004, passou para as mãos da chinesa SAIC. Em 2010, os indianos da Mahindra assumiram seu controle após uma disputa com a Renault-Samsung.
A partir de então, foi disputada por uma série de empresas. Quase foi parar sob o domínio da Edison Motors, fabricante de ônibus elétricos, mas o negócio melou. Até que, no segundo semestre de 2022, a KG entrou na parada. O acordo foi selado por 900 bilhões de wons (cerca de R$ 3,9 bilhões).
Vêm mudanças por aí
Acionistas acreditam que a decisão da troca de nome tem a ver com nova postura que será tomada pela empresa. O nome "Mobility" também faz pessoas mais próximas pensarem dessa maneira.Executivos da antiga SsangYong acreditam que a empresa deixará de apostar em carros e será mais uma empresa de mobilidade, com foco no compartilhamento de modelos e na direção autônoma.
No Brasil, vale lembrar, a SsangYong tentou fazer uma investida mais forte entre 2017 e 2018, mas não vingou. Há mais de ano o site oficial foi suspenso e as redes sociais da fabricante pararam de funcionar.
Em um último contato com a assessoria, a equipe do WM1 ouviu que os negócios estavam parados por conta da pandemia do coronavírus, "sem previsão" de retorno.
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