A Stellantis, novo grupo formado pela fusão entre FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e o Groupe PSA (Peugeot Citroën), anunciou neste fim de semana que a união entre os conglomerados está pronta.
A partir de agora (nesta semana, mesmo) as ações da nova empresa começam a circular nas bolsas de Paris, Milão e Nova York - com o registro de "STLA", de acordo com a fabricante.
A fusão entre a PSA Peugeot Citroën e a FCA (Fiat Chrysler) criou uma companhia que já nasceu como a quarta maior montadora do mundo. Batizada de Stellantis, a nova empresa já tem em registro cerca de 400 mil funcionários, receita líquida de mais de 180 bilhões de euros e atualmente 14 marcas no seu portfólio.
Hoje, cinco dessas 14 marcas vendem seus carros no Brasil - Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën. Algumas delas são líderes ou brigam pela liderança de segmentos importantes como os de picapes e de SUVs.
O objetivo da empresa é ambicioso: "criar um dos líderes da próxima era da mobilidade" e, ao mesmo tempo, "preservar todo o valor de suas partes constituintes".
Não. O nome será usado exclusivamente para se referir ao Grupo como marca corporativa, então não veremos automóveis com o logo da Stellantis na parte central dos para-choques.
Portanto os nomes e logotipos das marcas pertencentes ao novo grupo - que inclui todas as insígnias dos grupos FCA e PSA, como Fiat, Jeep, Dodge, RAM e Lancia, por exemplo, do lado ítalo-americano; e Peugeot, Citroën e Opel na vertente francesa - permanecem inalterados.
A conclusão do projeto de fusão, que aconteceu neste fim de semana, era esperada para rolar no primeiro trimestre deste ano. O processo dependia da aprovação de acionistas, além de análises antitruste e outros requisitos regulatórios - e todos foram aprovados.