Existem fortes informações de que o Salão do Automóvel - tradicional evento automotivo que aconteceu bienalmente entre 1960 e 2018 - vai voltar a acontecer no Brasil. Indícios da Reed, então organizadora do evento, dão conta de que o evento poderá voltar justamente este ano, em novembro, como sempre foi.
Márcio de Lima Leite, atual presidente da Anfavea, confirmou as intenções de retorno do festival na última coletiva mensal da entidade de 2023, realizada em dezembro do ano passado. O executivo também disse que o Salão deverá ter "um novo formato", mas sem "pirotecnias".
A reportagem do WM1 conversou com algumas fontes que trabalham nas fabricantes. Uma, que trabalha na Stellantis, confirmou que o evento voltará a ser discutido internamente, mas que por ora a presença do conglomerado de marcas na mostra é considerada "difícil".
"Talvez possa acontecer, se a narrativa e o novo discurso virarem realidade. Se o preço for dentro da realidade, se rolar test-drive e se pudermos vender carro no evento. Aí poderemos pensar. Caso contrário, não", afirmou ele.
Outra fonte do WM1, que trabalha na Chevrolet, tem opinião parecida. "Não compensava do jeito que era, com o dinheiro que eles cobravam dava para a gente fazer 10 eventos externos independentes, o que trazia muito mais retorno", explica.
Uma terceira análise, de outra fonte, esta da Volkswagen, corrobora o posicionamento das fontes da Stellantis e da Chevrolet. "Do jeito que era antes, quase nenhuma marca vai participar. Se mudarem o formato, talvez a coisa mude", afirma.
Enquanto as discussões sobre o retorno do Salão acontecem, o Festival Interlagos se prepara para sua terceira edição com a promessa de crescer ainda mais em comparação às duas primeiras edições.
Na edição deste ano, são esperadas mais de 220 mil pessoas no autódromo de Interlagos, onde acontece o evento. A feira de motos será em junho, enquanto a de carros acontecerá em agosto.
"É muito mais eficiente, inclusive financeiramente", informa a fonte da Stellantis.
"Não que um anule o outro, mas se for questão de escolha, hoje a gente vê o Festival Interlagos como a melhor opção", completa a fonte que trabalha na Chevrolet.