Todo o início de mês a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de todo o Brasil, divulga um relatório com os números consolidados de vendas mensais dos veículos 0 km do período anterior, com os carros mais comercializados do Brasil e de cada segmento. E no mês passado Strada e Mobi surpreenderam.
Temos em mãos os recém-anunciados dados de abril de 2021. E as novidades são as seguintes: no segmento dos hatches, o Fiat Mobi superou o Chevrolet Onix pela primeira vez desde que foi lançado, em 2016.
Como se não bastasse, na soma geral de todas as categorias, a Fiat Strada mais uma vez foi a mais vendida, com o dobro de unidades que uma série de automóveis, que brigam pela segunda colocação com números bem próximos entre si, na casa das 6 mil exemplares vendidos.
Abaixo, WM1 vai apontar quem foram os líderes das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos. Confira quem mais se destacou além da Strada e do Mobi.
O surpreendente subcompacto da Fiat terminou o mês passado com a primeiríssima colocação do segmento de hatches. Foram 6.861 unidades emplacadas, pouquíssimas à frente do segundo colocado, o Hyundai HB20, que teve 6.849 licenciamentos - e que no mês anterior foi o líder nessa categoria. Assim, o Mobi divide com a Strada (líder geral) os louros para a Fiat.
A terceira posição ficou com o Volkswagen Gol, que teve 6.420 emplacamentos. O Chevrolet Onix, líder do mercado nacional desde 2015 e até agora absoluto na categoria, terminou abril apenas na quarta colocação, com 6.402 unidades, seguido pelo Fiat Argo, que emplacou 5.383 carros.
Nada mudou entre os sedãs em abril. O Chevrolet Onix Plus foi o mais vendido no mês, com 4.896 licenciamentos registrados pela Fenabrave. Sempre importante lembrar que a entidade contabiliza a nova geração e também o antigo Prisma, que hoje é chamado de "Joy Plus".
Na lista de sedãs, o segundo colocado foi outra vez o Toyota Corolla, que emplacou 3.418 unidades no mês passado; e o terceiro foi o Volkswagen Voyage, com 2.437 registros de acordo com o relatório oficial.
O Jeep Renegade voltou a mostrar mais uma vez que quer voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil, como ocorreu em 2019 - embora tenha perdido o posto para o Volkswagen T-Cross ao longo de 2020. Foram 6.634 emplacamentos no mês passado, seguido pelo Hyundai Creta, que teve 5.544 unidades emplacadas, e pelo "irmão" Compass, com 5.504 registros, em terceiro.
Na sequência vemos o Chevrolet Tracker em quarto, com 5.377 licenciamentos, e o Volkswagen T-Cross em quinto, com 4.325 veículos emplacados em abril passado.
No segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), agora do conglomerado Stellantis, "domina", nada mudou mais uma vez em abril: a Fiat Strada lidera com folga, com incríveis 12.581 emplacamentos - assim a Fiat fica à frente em duas categorias, já que o Mobi levou o posto entre os hatches.
E a Toro (com 6.682 unidades) fica em segundo entre as picapes- e assim faz a dobradinha com a Strada mais uma vez nessa categoria, como ocorreu em vários meses de 2020 - quando a picape menor trocou de geração.
A Toyota Hilux foi a terceira de novo, com 3.373 licenciamentos, seguida pela Volkswagen Saveiro, que teve 2.253 vendas registradas em abril.
O Porsche 911 vendeu mais incríveis 164 unidades em abril e reforçou a liderança do segmento no geral, que estava com o Ford Mustang no começo do ano - para mostrar que pretende, mais uma vez, dominar a categoria no mercado brasileiro, assim como fez em 2020. O número no acumulado do 911 já subiu para 405 - lembre-se que falamos de um carro que custa iniciais R$ 689 mil.
O Ford Mustang, que havia vendido 85 unidades lá em janeiro, emplacou somente um único carro em abril, ainda da versão Black Shadow - vale lembrar que o carro está em fase transitória de linha. Com isso, o modelo já está em terceiro no acumulado do ano (125 unidades), atrás também do Porsche Taycan, que já soma 170 registros este ano (embora tenha vendido "´só" 14 no mês passado).
O segundo colocado em abril foi o roadster BMW Z4, com 42 licenciamentos - ele também é o quarto no geral desde o início do ano, com exatas 100 unidades.
É importante a gente sempre destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos naturalmente "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam antes, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.