Depois de uma série de projeções, flagras e teasers, a espera pelo novo Lamborghini Temerario enfim acabou. O esportivo com visual imponente tem mecânica híbrida plug-in capaz de render 920 cv de potência, e é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Um substituto e tanto para o Huracán.
A força é resultado do conjunto motriz que tem, na traseira, o motor V8 4.0 litros biturbo no lugar do antigo V10. Sozinho, esse propulsor rende 800 cv de potência entre 9.000 rpm e 9.750 rpm. O torque máximo de 74,4 kgf.m surge entre 4.000 rpm e 7.000 rpm.
Esse motor tem melhorias importantes em relação a outros V8. A começar pelo virabrequim plano, que permite giros mais elevados e gera um ronco mais imponente, ante o sistema com padrão cruzado.
A Lamborghini também chama o V8 de "hot V", mesma terminologia usada para o motor do Urus. O padrão reposiciona as saídas de escape no cabeçote, de forma que as peças apontem para a mesma direção dos cilindros. Com isso, as turbinas podem atingir maior taxa de pressão.
Entre o V8 e a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, a Lamborghini instalou um motor elétrico. Outras duas unidades vão posicionadas no eixo dianteiro, o que confere ao Temerario tração integral nas quatro rodas. A potência gerada por cada um desses motores elétricos é de 150 cv. O sistema é abastecido por uma bateria de 3,8 kWh, que não teve sua autonomia revelada.
Combinados, os motores elétricos e o blocão V8 rendem 920 cv e fazem com que o modelo chegue aos 100 km/h em 2,7 segundos - 0,2 segundo mais rápido que o Huracán mais nervoso. A máxima do modelo também é superior: o modelo chega aos 343 km/h, enquanto o antecessor atingia "apenas" 325 km/h.
Comparado com o outro lançamento da Lamborghini, o Revuelto, o Temerario tem um visual bem menos extravagante. As linhas dianteiras são bem demarcadas, com faróis estreitos e luzes de rodagem diurnas (DLRs) em formato hexagonal. Nas laterais, há três tomadas de ar, sendo uma na porta e as outras duas na altura da coluna "C".
As rodas têm 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira. Todas são calçadas com pneus Bridgestone Potenza Sport. Na frente, as medidas são 255/35 R20 e atrás, 325/30 R21. A traseira exibe o padrão com formato hexagonal nas lanternas e também na moldura do duplo escape central.
Na cabine, o modelo tem visual bem parecido com o visto no Revuelto. O esportivo tem três grandes telas, sendo a maior delas dedicada ao quadro de instrumentos, com 12,3 polegadas. Há uma outra tela vertical, de 8,4 polegadas, onde fica a central multimídia. A última está posicionada no painel à frente do banco do carona, e tem 9,1 polegadas.
O Temerario tem 4,70 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos - é 3,8 cm mais longo que o Huracán. Na estrutura, tem alumínio em vez da fibra de carbono usada no Revuelto. O peso do modelo é de 1.690 quilos.
Os preços do Temerario não foram revelados pela Lamborghini, mas estima-se que o modelo custe, lá fora, algo na casa dos 350 mil dólares (quase R$ 2 milhões, em conversão direta). A chegada no Brasil está prevista para 2025.