O suspense acabou. Depois de muito mistério e espera, a aguardada Royal Enfield Super Meteor 650 foi oficialmente apresentada hoje, em uma live no canal do YouTube da marca indiana.
Como já sabíamos quase tudo sobre características e especificações da moto - e já mostramos aqui várias vezes -, as novidades são, mesmo, os preços e a data de chegada às concessionárias.
Pois bem: a Royal Enfield Super Meteor 650 chega ao Brasil nas três versões que existem lá na Índia - a básica Astral, a intermediária Interstellar e a completa Celestial. Confira abaixo os preços já com frete, e as opções de cores:
Os valores ficaram um pouco abaixo das nossas projeções, que iam de R$ 35 mil a R$ 37 mil. Que ótima notícia, hein? Mas são preços de pré-venda, de lançamento. Então, podem subir nos próximos lotes.
A moto já está sendo montada na fábrica da Royal Enfield em Manaus (AM), e a pré-venda das primeiras 650 unidades já foi aberta e vai até 7 de maio. Os interessados podem até encomendar, através do hot site da Super Meteor 650, e as entregas serão feitas até meados de maio.
No início de fevereiro, a moto foi apresentada aos concessionários brasileiros da marca, conforme revelamos aqui. Na época, a expectativa era de que a moto fosse apresentada oficialmente em março. Demorou apenas um pouco mais.
Com os preços divulgados, a Royal Enfield Super Meteor 650 não terá concorrentes diretos. Nos últimos anos, a única moto custom média zero-quilômetro vendida no mercado brasileiro tem sido a Kawasaki Vulcan 650 S, que hoje custa R$ 49.990 mais frete (R$ 50.990 com ABS). Ou seja, é bem mais cara que a Super Meteor 650. Porém, é mais forte: tem 61 cv de potência e 6,4 kgf.m de torque.
Como já revelamos aqui, a Super Meteor 650 é uma custom com visual bem clássico: tem tanque em forma de gota, farol redondo, banco do piloto bem curvado, banco do garupa em nível mais alto e para-lamas levemente envolventes.
Lá na Índia, a Astral tem banco solo, mas aqui virá com banco e pedaleiras do garupa. A pintura é sólida, em uma cor. A versão intermediária Interstellar também tem banco e pedaleiras para garupa, mas a pintura é em dois tons - ainda sólida. É a única diferença entre estas duas. Já a mais completa Celestial exibe pintura bicolor e metálica, bancos mais confortáveis, encosto para garupa e ainda um para-brisa de bom tamanho.
Todas usam o mesmo motor, que já é nosso conhecido das "twins" Interceptor e Continental GT: o bicilíndrico refrigerado a ar de 647 cm³, que rende 47 cv de potência e 5,2 kgf.m de torque na especificação brasileira.
Esse motor não promete tanta adrenalina, já que a moto pesa na faixa dos 240 quilos. Mas certamente vai permitir passeios tranquilos para quem gosta de ver a paisagem - aliás, essa é a proposta de uma legítima custom.
A Super Meteor 650 ainda tem rodas de liga leve, freios a disco com ABS nas duas rodas, aros de 19 polegadas na frente e de 16 polegadas atrás e suspenões dianteira Showa invertida e traseira bichoque tradicional. O farol de LED, os manetes de embreagem e de freio são ajustáveis, o painel e o sistema de navegação Tripper são os mesmos da Meteor 350 e o tanque tem capacidade para bons 15,7 litros.