O SUV mais luxuoso e tecnológico já "fabricado" pela BYD deverá chegar ao Brasil ainda neste ano. Chamado de BYD U8 e produzido pela Yangwang, uma submarca da montadora chinesa, o modelo tem tecnologias absurdas como proteção à prova d'água, mais de 1.000 cv de potência e a função de girar no próprio eixo. Mas deve cobrar bem caro por isso: a expectativa é que o SUV chegue aqui com preço superior a R$ 1 milhão, o mesmo cobrado pelos modelos mais caros da Land Rover.
Para justificar a escolha pelo chinês, a Yangwang aposta na tecnologia e também no luxo do U8. O primeiro ponto fica claro com o curioso sistema independente de vetorização de torque nas quatro rodas, que permite ao carro girar no próprio eixo.
A tecnologia só é possível graças ao fato de o modelo ter um motor elétrico em cada roda. Com isso, o carro consegue fazer uma movimentação não habitual e entrar, por exemplo, em vagas de difícil acesso.
O conjunto mecânico que permite isso é formado pelas quatro unidades elétricas, capazes de gerar até 1.200 cv quando combinadas, o que em tese resulta numa força de 300 cv para cada uma das rodas. O torque do conjunto é de impressionantes 103,5 kgf.m.
Há ainda um motor a combustão 2.0 aspirado, que funciona como um gerador, e auxilia na ampliação da autonomia do híbrido plug-in. Com as baterias de 45 kWh, mais a autonomia do tanque, o modelo pode rodar por até mil quilômetros com apenas uma recarga. O U8 leva 3,6 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e pode chegar aos 200 km/h de máxima.
Além do conjunto mecânico, o SUV da Yangwang tem ainda uma lista bem impressionante de tecnologias embarcadas. A começar pelos sensores espalhados por toda a carroceria. São, ao todo, 38, incluindo três lidares, 14 do tipo ultrassônicos e 16 câmeras.
Esse conjunto eletrônico garante o funcionamento da maioria dos sistemas de segurança e da condução semi-autônoma, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), a manutenção de faixa e demais sistemas.
A classificação "IP68" faz do U8 um SUV praticamente à prova d'água e capaz até de flutuar ou se movimentar como um barco por até 30 minutos. O modelo também tem suspensão hidráulica adaptativa DiSUs-X, que pode fazer com que o carro "pule" obstáculos encontrados pelo caminho.
O modelo também esbanja estilo com seu visual cheio de detalhes em black piano, partes cromadas e iluminação toda em LED. Os faróis, aliás, tem um formato bastante peculiar, e se mesclam com a grade tridimencional dianteira.
Visto de perfil, o U8 lembra muito os modelos quadradões da Land Rover. A coluna "D" do modelo tem detalhes cromados que atraem os olhares, além também das rodas de 20 polegadas e das maçanetas embutidas.
Na traseira, a iluminação é dividida em duas seções, sendo uma na parte superior e a outra, com pontos de LED, mais próxima ao para-choque. A tampa do porta-malas ainda acomoda o estepe do SUV, cuja tração é 4x4. O teto solar é panorâmico.
O interior esbanja luxo, algo esperado para um carro na faixa de preço esperada para o modelo. O modelo tem revestimentos refinados, com a maior parte das superfícies em couro e acabamentos em aço escovado.
No total, o modelo tem cinco telas sensíveis ao toque. A maior delas tem incríveis 23,6 polegadas e se divide no painel, sendo a parte do lado esquerdo dedicada ao painel de instrumentos. No lado direito, há uma espécie de central multimídia dedicada ao carona.
No centro, há outra tela de 12,8 polegadas na vertical, onde funciona a multimídia e comandos do sistema de ar-condicionado e demais componentes. Na segunda fileira, há ainda outras duas telas de entretenimento, cada uma com 12,8 polegadas.
Lá na China, o U8 está em pré-venda pelo preço de 1.098.0000 yuans, o que daria algo perto de R$ 760 mil por aqui, em conversão direta. Contudo, com os impostos a expectativa é que o preço do SUV supere R$ 1 milhão.
https://youtu.be/xEflRdyIbJc
https://youtu.be/ssxVNTa6IGE