SUV da BYD gira no próprio eixo e flutua na água

Feito pela submarca Yangwang, o híbrido 4x4 de luxo U8 é esperado por aqui este ano, e deve custar acima de R$ 1 milhão

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. SUV da BYD gira no próprio eixo e flutua na água
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O SUV mais luxuoso e tecnológico já "fabricado" pela BYD deverá chegar ao Brasil ainda neste ano. Chamado de BYD U8 e produzido pela Yangwang, uma submarca da montadora chinesa, o modelo tem tecnologias absurdas como proteção à prova d'água, mais de 1.000 cv de potência e a função de girar no próprio eixo. Mas deve cobrar bem caro por isso: a expectativa é que o SUV chegue aqui com preço superior a R$ 1 milhão, o mesmo cobrado pelos modelos mais caros da Land Rover.

SUV BYD U8 gira no próprio eixo e flutua na água

Para justificar a escolha pelo chinês, a Yangwang aposta na tecnologia e também no luxo do U8. O primeiro ponto fica claro com o curioso sistema independente de vetorização de torque nas quatro rodas, que permite ao carro girar no próprio eixo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Byd Yangwang U8 Premium Edition F1
O U8 tem um motor para cada uma das quatro rodas e consegue movimentá-las de forma independente
Crédito: Divulgação
toggle button

Gira, gira, gira

A tecnologia só é possível graças ao fato de o modelo ter um motor elétrico em cada roda. Com isso, o carro consegue fazer uma movimentação não habitual e entrar, por exemplo, em vagas de difícil acesso.

O visual quadradão e imponente lembra o de alguns Land Rover, mas essa frente exótica é só do U8
Crédito: Divulgação
toggle button

O conjunto mecânico que permite isso é formado pelas quatro unidades elétricas, capazes de gerar até 1.200 cv quando combinadas, o que em tese resulta numa força de 300 cv para cada uma das rodas. O torque do conjunto é de impressionantes 103,5 kgf.m.

Há ainda um motor a combustão 2.0 aspirado, que funciona como um gerador, e auxilia na ampliação da autonomia do híbrido plug-in. Com as baterias de 45 kWh, mais a autonomia do tanque, o modelo pode rodar por até mil quilômetros com apenas uma recarga. O U8 leva 3,6 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e pode chegar aos 200 km/h de máxima.

O SUV de luxo tem visual imponente, quadradão e cheio de detalhes cromados
Crédito: Divulgação
toggle button

Tecnologia do BYD U8

Além do conjunto mecânico, o SUV da Yangwang tem ainda uma lista bem impressionante de tecnologias embarcadas. A começar pelos sensores espalhados por toda a carroceria. São, ao todo, 38, incluindo três lidares, 14 do tipo ultrassônicos e 16 câmeras.

Esse conjunto eletrônico garante o funcionamento da maioria dos sistemas de segurança e da condução semi-autônoma, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), a manutenção de faixa e demais sistemas.

A classificação IP68 garante que o modelo seja impermeável e até possa flutuar
Crédito: Divulgação
toggle button

BYD U8 flutua como um barco

A classificação "IP68" faz do U8 um SUV praticamente à prova d'água e capaz até de flutuar ou se movimentar como um barco por até 30 minutos. O modelo também tem suspensão hidráulica adaptativa DiSUs-X, que pode fazer com que o carro "pule" obstáculos encontrados pelo caminho.

O modelo também esbanja estilo com seu visual cheio de detalhes em black piano, partes cromadas e iluminação toda em LED. Os faróis, aliás, tem um formato bastante peculiar, e se mesclam com a grade tridimencional dianteira.

Visto de perfil, o U8 lembra muito os modelos quadradões da Land Rover. A coluna "D" do modelo tem detalhes cromados que atraem os olhares, além também das rodas de 20 polegadas e das maçanetas embutidas.

Na traseira, a iluminação é dividida em duas seções, sendo uma na parte superior e a outra, com pontos de LED, mais próxima ao para-choque. A tampa do porta-malas ainda acomoda o estepe do SUV, cuja tração é 4x4. O teto solar é panorâmico.

Por dentro

O interior esbanja luxo, algo esperado para um carro na faixa de preço esperada para o modelo. O modelo tem revestimentos refinados, com a maior parte das superfícies em couro e acabamentos em aço escovado.

No total, o modelo tem cinco telas sensíveis ao toque. A maior delas tem incríveis 23,6 polegadas e se divide no painel, sendo a parte do lado esquerdo dedicada ao painel de instrumentos. No lado direito, há uma espécie de central multimídia dedicada ao carona.

O interior luxuoso do SUV tem cinco telas boa parte do acabamento em couro
Crédito: Divulgação
toggle button

No centro, há outra tela de 12,8 polegadas na vertical, onde funciona a multimídia e comandos do sistema de ar-condicionado e demais componentes. Na segunda fileira, há ainda outras duas telas de entretenimento, cada uma com 12,8 polegadas.

Lá na China, o U8 está em pré-venda pelo preço de 1.098.0000 yuans, o que daria algo perto de R$ 760 mil por aqui, em conversão direta. Contudo, com os impostos a expectativa é que o preço do SUV supere R$ 1 milhão.

Confira abaixo o vídeo do U8 girando em torno do próprio eixo:

https://youtu.be/xEflRdyIbJc

 

Veja abaixo o vídeo do U8 flutuando na água

https://youtu.be/ssxVNTa6IGE

 

Comentários