O Tiggo 7 Sport é um fenômeno de vendas e está, sem dúvida alguma, entre os principais destaques do mercado brasileiro em 2024. Prova disso é que a versão de entrada do SUV médio da Caoa Chery foi a mais emplacada da marca no Brasil no ano passado.
De acordo com fontes ligadas ao mercado automotivo consultadas pela Webmotors, o Tiggo 7 foi o best-seller da Caoa Chery, registrando 30.899 emplacamentos de janeiro a dezembro de 2024. Deste total, somente a configuração Sport foi responsável por 23.899 (77,3%).
O que chama a atenção é que o Tiggo 7 Sport foi lançado no final de fevereiro, e as primeiras unidades foram emplacadas somente em março. Isso significa que dos 12 meses do ano passado, a configuração de entrada participou de apenas dez - o que mostra ainda mais sua influência nos emplacamentos do utilitário esportivo.
Em alguns meses a participação do Tiggo 7 Sport no mix de vendas do Tiggo 7 - que tem outras duas versões: Pro Max Drive e Pro Hybrid Max Drive - foi superior a 90%! Em setembro, por exemplo, o Tiggo 7 Sport cravou 3.467 emplacamentos de um total de 3.683, uma participação de 94,1%. Em agosto, o percentual foi ainda mais absurdo. Dos 4.016 Tiggo 7 vendidos, 3.862 foram da configuração Sport - o que representa assombrosos 96,1%.
E tudo isso aconteceu após um início marcante. Com preço de lançamento de R$ 134.990, o Tiggo 7 causou estragos no mercado. De acordo com pessoas próximas à marca, a chegada do Tiggo 7 Sport fez compradores de Volkswagen Nivus, T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Honda HR-V cancelarem pedidos para colocar o SUV da Caoa Chery na garagem. O resultado desse sucesso instantâneo foi uma fila de espera que chegou a 150 dias, mas que hoje está em 30 dias (em média), de acordo com a própria marca.
Para 2025, a expectativa é que o Tiggo 7 mantenha a mesma pegada de vendas, com a opção Sport sendo a grande responsável pela maioria dos emplacamentos. No entanto, como a fábrica de Anápolis, em Goiás, onde o SUV é produzido, está operando em sua capacidade máxima, não podemos esperar um crescimento forte do modelo neste momento.
O Tiggo 7 Sport é um SUV de porte médio que chegou com preço de SUV compacto. Em fevereiro chegou por R$ 134.990, e bagunçou o mercado. O preço foi mantido por seis meses, e depois passou por três aumentos em quatro meses: R$ 5 mil em setembro; R$ 5 mil em outubro; R$ 2 mil em dezembro. Hoje, um Tiggo 7 Sport não sai por menos de R$ 146.990 - um valor que ainda mantém o utilitário esportivo como um dos mais vantajosos do mercado brasileiro.
Ao lado do preço, o porte é um argumento que faz do Tiggo 7 Sport um SUV fora da curva dentro do mercado brasileiro. Apenas lembrando: seu preço é de SUV pequeno (R$ 134.990), mas muitas de suas medidas são superior aos dos SUVs médios.
São 4,50 metros de comprimento, 2,67 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas leva até 525 litros. O peso é de 1.466 kg.
Em relação aos rivais Compass, Corolla Cross e Taos, o Caoa Chery é maior, mais largo e mais alto que todos, e também tem o porta-malas com maios capacidade. Perde apenas no entre-eixos para o Volkswagen, e ainda assim por apenas 1 cm.
Com relação ao conjunto mecânico, o Tiggo 7 Sport está na média, mas poderia ser melhor. Especialmente o motor, que já sente o peso da idade de um projeto mais antigo.
O Caoa Chery é equipado com propulsor 1.5 turbo, flex, de quatro cilindros (injeção multiponto), que desenvolve 150 cv de potência máxima e 21,4 kgf.m de torque. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável) que simula 9 marchas, e há dois modos de condução: Sport e ECO.
Fazendo algumas comparações, o Compass Sport tem motor 1.3 turbo de quatro cilindros, flex (injeção direta), que entrega potência de 185 cv e torque de 27,5 kgf.m. O Corolla Cross XRE tem bloco 2.0 aspirado de quatro cilindros, bicombustível, de 175 cv e 20,8 kgf.m. O Taos, por sua vez, ataca com o conhecido 1.4 turbo de quatro cilindros, flex, de 150 cv e 25,5 kgf.m.
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De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO, os números de consumo do Tiggo 7 Sport estão alinhados com os demais SUVs médios 100% a combustão.
Na cidade e na estrada, com etanol, o Caoa Chery crava 8,1 km/l e 8,5 km/l, respectivamente. Com gasolina os números sobem para 11,1 km/l (perímetro urbano) e 11,2 km/h (perímetro rodoviário). Nada de extraordinária, mas também não são números ruins.
Vale destacar ainda que os freios são a disco nas quatro rodas, a suspensão dianteira é independente tipo McPherson e a traseira é independente tipo Multilink.
Não existe mágica. Para chegar a este preço, a Caoa Chery precisou fazer cortes. A lista de equipamentos de série, claro, acabou sofrendo um pouco. No entanto, o Tiggo 7 Sport ainda oferece uma lista de itens de fábrica muito interessante. Veja os principais: