Disputado SUV da Caoa Chery tem 2024 assombroso

Tiggo 7 Sport, versão de entrada do SUV médio da marca, teve quase 24 mil unidades emplacadas no ano passado

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Marcelo Monegato
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O Tiggo 7 Sport é um fenômeno de vendas e está, sem dúvida alguma, entre os principais destaques do mercado brasileiro em 2024. Prova disso é que a versão de entrada do SUV médio da Caoa Chery foi a mais emplacada da marca no Brasil no ano passado.

De acordo com fontes ligadas ao mercado automotivo consultadas pela Webmotors, o Tiggo 7 foi o best-seller da Caoa Chery, registrando 30.899 emplacamentos de janeiro a dezembro de 2024. Deste total, somente a configuração Sport foi responsável por 23.899 (77,3%).

O que chama a atenção é que o Tiggo 7 Sport foi lançado no final de fevereiro, e as primeiras unidades foram emplacadas somente em março. Isso significa que dos 12 meses do ano passado, a configuração de entrada participou de apenas dez - o que mostra ainda mais sua influência nos emplacamentos do utilitário esportivo.

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Em alguns meses a participação do Tiggo 7 Sport no mix de vendas do Tiggo 7 - que tem outras duas versões: Pro Max Drive e Pro Hybrid Max Drive - foi superior a 90%! Em setembro, por exemplo, o Tiggo 7 Sport cravou 3.467 emplacamentos de um total de 3.683, uma participação de 94,1%. Em agosto, o percentual foi ainda mais absurdo. Dos 4.016 Tiggo 7 vendidos, 3.862 foram da configuração Sport - o que representa assombrosos 96,1%.

E tudo isso aconteceu após um início marcante. Com preço de lançamento de R$ 134.990, o Tiggo 7 causou estragos no mercado. De acordo com pessoas próximas à marca, a chegada do Tiggo 7 Sport fez compradores de Volkswagen Nivus, T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Honda HR-V cancelarem pedidos para colocar o SUV da Caoa Chery na garagem. O resultado desse sucesso instantâneo foi uma fila de espera que chegou a 150 dias, mas que hoje está em 30 dias (em média), de acordo com a própria marca.

Para 2025, a expectativa é que o Tiggo 7 mantenha a mesma pegada de vendas, com a opção Sport sendo a grande responsável pela maioria dos emplacamentos. No entanto, como a fábrica de Anápolis, em Goiás, onde o SUV é produzido, está operando em sua capacidade máxima, não podemos esperar um crescimento forte do modelo neste momento.

Por que o Tiggo 7 Sport vale a pena?

Preço de SUV pequeno

Tiggo 7 Sport é um SUV médio com preço de versão de entrada de utilitário esportivo compacto
Crédito: Reprodução/Webmotors
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O Tiggo 7 Sport é um SUV de porte médio que chegou com preço de SUV compacto. Em fevereiro chegou por R$ 134.990, e bagunçou o mercado. O preço foi mantido por seis meses, e depois passou por três aumentos em quatro meses: R$ 5 mil em setembro; R$ 5 mil em outubro; R$ 2 mil em dezembro. Hoje, um Tiggo 7 Sport não sai por menos de R$ 146.990 - um valor que ainda mantém o utilitário esportivo como um dos mais vantajosos do mercado brasileiro.

Porte de SUV médio

Ao lado do preço, o porte é um argumento que faz do Tiggo 7 Sport um SUV fora da curva dentro do mercado brasileiro. Apenas lembrando: seu preço é de SUV pequeno (R$ 134.990), mas muitas de suas medidas são superior aos dos SUVs médios.

São 4,50 metros de comprimento, 2,67 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas leva até 525 litros. O peso é de 1.466 kg.

Em relação aos rivais Compass, Corolla Cross e Taos, o Caoa Chery é maior, mais largo e mais alto que todos, e também tem o porta-malas com maios capacidade. Perde apenas no entre-eixos para o Volkswagen, e ainda assim por apenas 1 cm.

Ficha técnica:

  • Comprimento: 4,50 metros
  • Distância entre eixos: 2,67 metros
  • Largura: 1,84 metros
  • Altura: 1,70 metros
  • Porta-malas: 525 litros
  • Peso: 1.466 quilos
  • Conjunto mecânico na média (nada demais)

    Tiggo 7 Sport é maior, por exemplo, que o Jeep Compass
    Crédito: Reprodução/Webmotors
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    Com relação ao conjunto mecânico, o Tiggo 7 Sport está na média, mas poderia ser melhor. Especialmente o motor, que já sente o peso da idade de um projeto mais antigo.

    O Caoa Chery é equipado com propulsor 1.5 turbo, flex, de quatro cilindros (injeção multiponto), que desenvolve 150 cv de potência máxima e 21,4 kgf.m de torque. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável) que simula 9 marchas, e há dois modos de condução: Sport e ECO.

    Fazendo algumas comparações, o Compass Sport tem motor 1.3 turbo de quatro cilindros, flex (injeção direta), que entrega potência de 185 cv e torque de 27,5 kgf.m. O Corolla Cross XRE tem bloco 2.0 aspirado de quatro cilindros, bicombustível, de 175 cv e 20,8 kgf.m. O Taos, por sua vez, ataca com o conhecido 1.4 turbo de quatro cilindros, flex, de 150 cv e 25,5 kgf.m.

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    De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO, os números de consumo do Tiggo 7 Sport estão alinhados com os demais SUVs médios 100% a combustão.

    Na cidade e na estrada, com etanol, o Caoa Chery crava 8,1 km/l e 8,5 km/l, respectivamente. Com gasolina os números sobem para 11,1 km/l (perímetro urbano) e 11,2 km/h (perímetro rodoviário). Nada de extraordinária, mas também não são números ruins.

    Vale destacar ainda que os freios são a disco nas quatro rodas, a suspensão dianteira é independente tipo McPherson e a traseira é independente tipo Multilink.

    Motor turbo de 150 cv de potência não é dos mais modernos, mas atende às necessidades
    Crédito: Reprodução/Webmotors
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    Ficha técnica

    • Motor: 1.5 turbo, flex, quatro cilindros
    • Potência: 150 cv (álcool)/147 cv (gasolina)
    • Torque: 21,4 kgf.m (álcool/gasolina)
    • Câmbio: automático CVT que simula nove marchas.
    • Cidade: 8,1 km/l (álcool) / 11,1 km/l (gasolina)
    • Estrada: 8 km/l (álcool) / 11,2 km/l (gasolina)
    • Boa lista de equipamentos de série

      Não existe mágica. Para chegar a este preço, a Caoa Chery precisou fazer cortes. A lista de equipamentos de série, claro, acabou sofrendo um pouco. No entanto, o Tiggo 7 Sport ainda oferece uma lista de itens de fábrica muito interessante. Veja os principais:

      Interior do Tiggo 7 Sport chama a atenção pela qualidade da montagem e dos materiais
      Crédito: Reprodução/Webmotors
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      • Direção com assistência elétrica
      • Volante multifuncional
      • Ajustes de altura e profundidade da coluna de direção
      • Piloto automático (controlador de velocidade)
      • Painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas
      • Central multimídia com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque
      • Pareamento com Android Auto e Apple CarPlay
      • Câmera de ré
      • Freio de estacionamento eletrônico
      • Sistema Auto-Hold
      • Chave presencial
      • Assistente de partida em rampa
      • Assistente de descida
      • Carregamento do celular por indução (wireless charger)
      • Seis airbags
      • Freios a disco nas quatro rodas
      • Sensor de chuva
      • Retrovisor interno eletrocrômico
      • Faróis e lanternas de LED
      • Rodas de liga leve de 18 polegadas
      • Ar-condicionado
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