A BYD mantém a estratégia de preços agressivos nos lançamentos de seus novos carros. O SUV compacto Yuan Up, que deverá ser vendido no Brasil, é mais um integrante dessa ofensiva de elétricos "baratinhos".
Lançado nesta semana, o modelo é vendido em três versões com preços entre 98 mil e 119 mil yuans (cerca de R$ 66 mil e R$ 83 mil, em conversão direta). Nesses valores, o utilitário passa a ser mais barato até que o "irmão" hatch, o Dolphin.
Por aqui, é bem provável que o SUV mude de nome e chegue com um preço consideravelmente superior ao valor convertido. A etiqueta deve ficar entre R$ 160 mil e R$ 200 mil, acima dos valores cobrado por Dolphin e Dolphin Mini.
Construído sobre a plataforma e-Platform 3.0, a mesma do Dolphin, o Yuan Up tem visual mais clássico, mas ainda alinhado com a identidade de design "Dragon Face" da BYD. As linhas remetem a outros SUVs do nosso mercado, com detalhes comuns aos representantes chineses.
A dianteira é a parte com mais identidade. O para-choque é robusto e tem detalhes em preto ao centro e na parte inferior. Os faróis são mais estreitos que os do Yuan Plus e a grade acompanha esse formato, unindo as duas extremidades da dianteira.
Na traseira, as lanternas são conectadas, seguindo a moda atual entre os carros novos. E também é elevada e exibe para-choque com acabamento em plástico fosco.
O utilitário tem 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Para fins de comparação, o Volkswagen T-Cross tem 4,19 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
A motorização do Yuan Up é formada por uma unidade elétrica que pode render 95 cv ou 177 cv, a depender da versão. O mesmo vale para a capacidade da bateria.
São duas opções: convencional (chumbo) de 32 kWh, com 301 quilômetros de autonomia, ou do tipo Blade (lâminas) de 45 kWh, com 401 quilômetros de alcance.
A lista de equipamentos de série inclui head-up display, bancos em couro com ajustes elétricos, carregador sem fio no console central e a popular central multimídia giratória de 12,8 polegadas. O painel é 100% digital, com tela de 8,8 polegadas.
O Yuan Up já está à venda na China, mas a sua chegada por aqui ainda pode demorar um pouco. A expectativa é que o SUV compacto inicialmente seja importado e depois, com o início das operações da BYD na fábrica de Camaçari, na Bahia, o modelo passe a ser produzido por aqui.