Claro que estes números merecem uma análise mais profunda, e eles definitivamente não são o que parecem. A base inicial de nove emplacamentos de novembro é muito baixa, o que possibilitou um crescimento impressionante de 1.008,8%. Mas a verdade é que os 107 SUVs comercializados em dezembro também não representam muito. Só mostram que, sim, o Tucson está no mercado brasileiro como coadjuvante (pelo menos neste momento).
Para se ter uma ideia do quanto ainda o Tucson é uma carta fora do baralho, o Jeep Compass, líder de vendas entre os SUVs médio - categoria onde o Hyundai se encaixa -, registrou no último mês do ano passado nada menos que 4.714 unidades comercializadas. O Toyota Corolla Cross, segundo mais vendido, somou 3.771, e o Caoa Chery Tiggo 7, terceiro colocado, 2.844. Os dados são da Fenabrave.
A expectativa para 2025 é que este número de 107 unidades cresça significativamente. No entanto, o Tucson não deverá brigar pela liderança do segmento em nenhum momento, pois a capacidade produtiva da fábrica da Caoa em Anápolis (GO), onde o Hyundai é feito atualmente, é baixa.
Ofertas de Hyundai Tucson na Webmotors
Hyundai Tucson renasce para o mercado brasileiro
O Tucson da primeira geração vendida no Brasil foi um dos responsáveis, ao lado do hatch i30 e de outros SUVs, como SantaFé, pelo crescimento e reconhecimento da Hyundai no país. Hoje, o modelo é vendido em sua terceira geração e tem 4,47 metros de comprimento, 2,67 metros de distância entre os eixos, 1,85 metro de largura e 1,66 metro de altura. O porta-malas tem capacidade para 513 litros.
Já o conjunto mecânico é representado por um motor 1.6 turbo de quatro cilindros, somente a gasolina, que desenvolve 177 cv de potência máxima e torque de 27 kgf.m. O câmbio é automatizado de sete marchas e dupla embreagem. O consumo médio, de acordo com a fabricante, é de 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
DESCONTO DE 20% para anunciar seu carro usado na Webmotors
Por dentro, a novidade é o painel redesenhado e com uma multimídia de nove polegadas com tela no estilo flutuante. A lista de equipamentos de série do Tucson tem ainda faróis e lanternas de LED, ar-condicionado de duas zonas, teto panorâmico, airbags laterais e de cortina e bancos do motorista e do passageiro com ajustes elétricos.
Conhece a Webmotors Serviços?
A relação inclui ainda carregador de celular por indução, retrovisor interno eletrocrômico, tampa do porta-malas com acionamento por sensor, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, seletor de modos de condução, monitor de pontos cegos e tráfego cruzado, e controlador automático de velocidade.
O Hyundai Tucson retorna ao mercado com preço a partir de R$ 189.990. Mesmo valor do Creta Ultimate e pouca coisa mais caro que concorrentes do mesmo porte como o Jeep Compass Sport (R$ 182.990) e Toyota Corolla Cross XRE (R$ 183.490).
Comentários