O Volkswagen T-Cross começa 2025 longe da soberania imposta nos dois últimos anos, quando foi o SUV mais vendido do Brasil sem grandes dificuldades. De acordo com dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nos dez primeiros dias do ano o modelo da marca alemã acumula 1.249 emplacamentos.
Este número garante ao T-Cross apenas a terceira colocação entre os SUVs mais comercializados até o momento, ficando atrás dos principais rivais do dois últimos anos: Tracker e Creta. O Chevrolet é o líder com 1.771 unidades vendidas, e o Hyundai o segundo, com 1.285.
Nos dois últimos anos, o T-Cross foi o SUV mais vendido com Tracker em segundo e Creta em terceiro.
Importante destacar que o ano está somente começando e afirmar qual SUV será o mais vendido em 2025 é um exercício de futurologia muito arriscado. No entanto, o cenário dos dez primeiros dias pode indicar que este ano o trio voltará a brigar pelo posto de mais emplacado entre os utilitários esportivos.
DESCONTO DE 20% para anunciar HOJE seu carro usado na Webmotors
O título de SUV mais vendido do Brasil em 2025 tem como principais candidatos Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. No entanto, olhando para os modelos que deverão chegar no decorrer do ano, um modelo poderá incomodar o trio. Estamos falando do Nissan Kicks.
Em 2024, o utilitário esportivo fabricado em Resende, no Rio de Janeiro, foi o quarto colocado entre os mais vendidos com 60.455 emplacamentos, ficando atrás do T-Cross (83.990 unidades comercializadas), Tracker (69.431) e Creta (69.116). E para chegar a este bom número, ficando à frente de nomes fortes como Volkswagen Nivus, Jeep Renegade, Honda HR-V e Jeep Compass, a Nissan adotou a mesma estratégia da Volks com o T-Cross: foco nas vendas diretas.
Para este ano, no entanto, o Kicks poderá ser mais forte pela já confirmada chegada da sua nova geração, ainda no primeiro semestre deste ano. O pulo do gato da marca japonesa para ampliar o volume do seu SUV é a manutenção da atual geração em produção. Ou seja, o Brasil conviverá com dois Kicks ao mesmo tempo. O atual, inclusive, deverá passar por uma atualização profunda mais para o final do ano, de acordo com fontes ligadas à marca.
Resumindo, a Nissan poderia usar a mesma estratégia que hoje a BYD usa com Song Pro, Song Plus e Song Plus Premium. Os três SUVs da marca chinesa são modelos diferentes, mas para a Fenabrave tudo é contabilizado apenas com Song. Com isso, o modelo passa a figurar entre os mais vendidos - em janeiro, por exemplo, ocupa a excelente sétima posição (confira na tabela acima).