Os utilitários esportivos já tomam conta do planeta. Carros eletrificados também têm o mesmo plano de “domínio mundial”. A cada ano que passa vemos mais e mais lançamentos do tipo. Para te mostrar que esse movimento é mesmo uma tendência, separamos cinco SUVs 100% elétricos vendidos no Brasil.
Os preços dos utilitários esportivos da lista variam entre R$ 226 mil e R$ 630 mil. Veja quais foram os modelos que selecionamos.
Empurrado por dois propulsores elétricos, que entregam combinados até 408 cv e 67,7 kgf.m, o Audi e-tron tem preço sugerido que parte dos R$ 529.990 na versão Performance. Na linha 2021, o modelo ganhou tecnologia Matrix LED, como opcional para a configuração de topo, por R$ 25 mil.
O e-tron dispõe de bateria de íons de lítio de 95 kWh. No ciclo WLTP (europeu), o SUV elétrico da Audi tem autonomia de até 436 km.
O Jaguar I-Pace parte da casa dos R$ 508 mil na versão S e tem bateria de 90 kWh e autonomia de até 480 km. É movido por dois motores elétricos que, juntos, geram 400 cv e 71 kgf.m.
A velocidade máxima do I-Pace é de 200 km/h. O SUV elétrico, de acordo com a Jaguar, vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
O iEV40 é o SUV elétrico mais barato da nossa lista. A JAC pede por ele R$ 225.900. O modelo também é o menos potente, com unidade que entrega 115 cv e 27,5 kgf.m.
Equipado com bateria com capacidade de 40 kWh, o iEV40 tem autonomia de até 300 km — também a menor daqui dos nossos selecionados.
O iEV60 tem preço sugerido de R$ 259.900, sem carregador portátil ou wallbox. Baseado no T60 Plus, a variante 100% elétrica é empurrada por unidade de potência que entrega 150 cv e 33,6 kgf.m de torque.
O modelo da marca chinesa tem autonomia de até 380 km. A capacidade total de sua bateria é de 63 kWh. O JAC iEV60 atinge máxima de 130 km/h e vai de 0 a 100 km/h, de acordo com o fabricante, em 7,8 segundos.
Mais caro da lista de SUVs elétricos vendidos no Brasil, o EQC parte de R$ 629.900. Mas não foi sempre assim. O modelo chegou a ser vendido por menos de R$ 500 mil por aqui. A Mercedes explica que o reajuste ocorreu em decorrência da valorização do dólar ante o real.
Feito sobre a mesma plataforma do GLC, o SUV elétrico é empurrado por dois motores que, juntos, entregam 408 cv e 77,5 kgf.m. As baterias têm capacidade de 80 kWh. No ciclo WLTP, o EQC tem autonomia de até 417 km. O 0 a 100 km/h pode ser feito em 5,1 segundos, enquanto a velocidade máxima do modelo é de 180 km/h.