Que os SUVs tomaram conta do mercado brasileiro de automóveis de passeio, não há mais dúvida. A participação de modelos com esse tipo de carroceria nas vendas cresceu de 17% em 2015 para 45% em 2022. E, ao que tudo indica, continuará aumentando.
Uma pesquisa inédita feita pela Webmotors apontou que 48% dos proprietários de automóveis desejam trocar o veículo que possuem - seja ele sedã, hatch ou qualquer outro tipo - por um utilitário esportivo (SUV). E, destes 48%, mais da metade (54%) querem um modelo zero-quilômetro e 46% almejam um usado/seminovo.
A pesquisa ainda apontou outros dados bem interessantes, que ajudam a entender a dinâmica do mercado de automóveis e permitem melhor planejamento por parte de compradores e vendedores. Por exemplo, para 46% dos entrevistados um ano é o melhor intervalo de tempo para trocar de carro. Já as principais motivações para a compra de um automóvel são necessidade (38%), comodidade (19%) e realização de um sonho (15%).
Por fim, os atributos que mais chamam a atenção no momento de adquirir um automóvel são o preço acessível, o conforto e o baixo consumo de combustível. Mas entre os que compraram um carro zero-quilômetro recentemente botaram o conforto em primeiro lugar, seguido por preço e tecnologias.