O segmento de SUVs é o preferido dos consumidores que pretendem trocar de carro em 2022. A conclusão é da Pesquisa de Intenção de Compras 2022 realizada pela Webmotors, apresentada no evento online Conexão Anfavea. O estudo, realizado pelo terceiro ano consecutivo, mostra, ainda, que a preferência do consumidor que não tem carro mas pretende adquirir um modelo recai sobre os hatches.
A pesquisa foi realizada com 2.439 usuários do site Webmotors, entre os dias 20 e 24 de novembro, e, na avaliação do CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, mostra otimismo do consumidor em relação a aquisição de um novo veículo. Segundo o estudo, dos entrevistados que já têm carro, 94% tem intenção de trocar de automóvel no ano que vem. Já entre os pesquisados que ainda não tem carro, 97% querem realizar a compra em 2022.
Na tabulação da pesquisa, foi feito o perfil de dois tipos de consumidores. O primeiro é justamente o dos que já tem carro e o segundo daqueles que ainda não possuem um veículo. E a intenção de compra, no que se refere ao tipo de carroceria preferido, é bastante distinta entre esses dois grupos.
Dos 2.439, 77% já possuem carro. Desse grupo, entre os que querem trocar de carro (94%, como mencionamos anteriormente), a maior parte pretende adquirir um SUV. No total, 41% querem comprar um utilitário esportivo; 30%, um sedã; 16%, um hatch; 10%, uma picape; e 3% outro tipo de carroceria (perua, van, monovolume).
Na comparação com a pesquisa de anos anteriores, o desejo pelos SUVs entre aqueles que vão trocar de carro tem crescido. Na Pesquisa Intenção de Compras 2021 esse percentual era de 38% e na 2020, era de 32%. “(O SUV) está ganhando cada vez mais força como o queridinho dos brasileiros”, avaliou o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, na apresentação da pesquisa.
Já as respostas dos consumidores que ainda não tem carro (23% dos entrevistados ou 555 pessoas) e querem adquirir um veículo em 2022 (97% desse grupo) revela que a carroceria preferida é a hatch (39%), seguida do sedã (32%), SUV (21%), picape (5%) e outras (3%). Apesar da boa vantagem dos hatches, a preferência dessa carroceria caiu em relação a 2021, quando era de 41%. A dos sedãs se manteve igual, e a dos SUVs subiu – antes era 18%.
A pesquisa mostra que entre os entrevistados com idade entre 18 e 24 anos que não têm carro, a preferência por um hatch salta para 52%, bem acima dos 39% quando é considerado o universo total. “Esse público mais jovem, em boa parte dos casos, vai comprar o primeiro carro. Provavelmente são dois os motivos (para preferirem um hatch): pelo preço e também para se acostumar com a direção, pegar prática (com um modelo menor)”, avalia Jurcevic.
Tanto para quem vai trocar de carro quanto para aqueles que ainda não tem um veículo, a preferência de compra recai sobre um veículo usado. O estudo mostra que entre aqueles que irão trocar de automóvel, 85% pretendem adquirir um usado em 2022. O índice cresceu em relação às duas pesquisas anteriores – na Intenção de Compras 2020 eram 79% e na 2021, 81%. Já entre os que não tem carro, 93% vão optar por um usado (eram 85% no levantamento 2020 e 88% no 2021).
Os problemas que a indústria automotiva enfrentou em 2021 são considerados pelo presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), Luiz Carlos Moraes, como responsáveis pela preferência pelos usados. “Existe a restrição na produção por conta da cadeia global, falta de semicondutores, etc. Tem uma restrição de oferta, então o consumidor não quer esperar pelo carro zero e tem ido para o usado. É um movimento global, está acontecendo lá fora também”, avalia.
O levantamento da Webmotors mostrou, ainda, que o consumidor está muito interessado em ter acesso às novas tecnologias do setor automotivo. De acordo com a pesquisa, 72% dos consumidores que responderam que os “preços dos carros estão muito altos” não estão dispostos a abrir mão de itens de conectividade e conforto para deixar o preço do carro mais acessível. “O consumidor quer um carro mais conectado, com mais conforto e com mais segurança”, reforça o presidente da Anfavea.
A avaliação do CEO da Webmotors é a mesma. “A questão da conectividade e tecnologia é tão forte que os consumidores são enfáticos em frisarem que não abrem mão disso”, destaca Jurcevic. E o executivo cita a preferência pelos SUVs como mais uma prova dessa tendência. “O SUV é um modelo que tem mais conectividade, mais itens de segurança e acessórios”, ressalta.